Um deputado entendeu como fazer o Brasil se tornar um país desenvolvido

Da Redação

Por Da Redação

3 de março de 2017 às 10:59 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) é uma das (poucas) vozes decentes no Congresso Nacional. E, ontem, ele se pronunciou CLARAMENTE contra o PLS 439/2015 de autoria do Senador Donizeti Nogueira (PT-TO) – que poderia acabar com o empreendedorismo no Brasil. Leite é responsável por passagens que apoiam o ecossistema de startups no projeto de lei conhecido como “Crescer sem Medo”.

O projeto prevê que cada empresa precisa de um administrador formado e registrado no CRA (Conselho Regional de Administração). Só que são 400 mil administradores contra 19 milhões – o que é completamente inviável. Fora que é uma burocracia que deixaria o partido comunista soviético orgulhoso. “Aptidão para gerir ou administrar um negócio não pode ser monopólio de uma única atividade profissional”, destaca o deputado.

Leite é um grande defensor de uma coisa que a gente acredita aqui no StartSe: o empreendedorismo como força de transformação da economia brasileira (e mundial), coisa que este projeto de lei claramente é contra. “Além do mais , essa ‘camisa de força’ sugerida no Projeto se choca com a tendência mundial de fortalecimento do empreendedorismo individual ou coletivo”, completa.

Para que tal força transforme o mundo, a economia precisa ser livre para que aflore as enormes soluções que o mundo tanto precisa – melhorando a vida das pessoas dramaticamente. “As startups são um importante exemplo de que iniciativas para empreender precisam de liberdade e não de restrições”, diz.

E é através dos aumentos de produtividade, resultantes da melhoria na educação do povo que, que a prosperidade chega para as pessoas – outra visão que o deputado compartilha conosco. “Aliás, o país só avança através de educação de qualidade agregada ao desenvolvimento econômico, o resto é blá-blá-blá…”, termina o deputado.

Empreendedorismo é A SOLUÇÃO DO BRASIL

Um adendo pessoal: acreditamos aqui no StartSe que empreendedorismo é a solução do Brasil. É uma geração de empreendedores que vai transformar o país e leva-lo ao desenvolvimento, criando riquezas, empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem.

Fico feliz de que o deputado compartilha de nossa visão. Ele sempre me pareceu uma pessoa com as ideias certas. A primeira vez que conversei com ele foi em 2013 – quando ainda trabalhava no InfoMoney -, a respeito de um projeto, também de autoria dele, que pretendia acelerar o desenvolvimento de empresas no Brasil através do mercado de capitais.

Para ajudar as pessoas, criamos diversas soluções para ajudar esses empreendedores. Um destaque é o Startup de A a Z, que ajuda empreendedores a fugirem dos principais problemas que matam startups. Veja outros cursos e eventos promovidos pelo StartSe aqui.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]