Conheça as tecnologias que estão redefinindo a indústria de beleza

Da Redação

Por Da Redação

19 de novembro de 2018 às 08:36 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Nos últimos anos, o mundo testemunhou o surgimento de várias tecnologias revolucionárias, como inteligência artificial (AI), realidade aumentada (RA) e impressão 3D. Reportagens recentes de StartSe.com mostraram como estas novas tecnologias impactaram o mercado de beleza.

A indústria vem acelerando a velocidade de adoção destas novas tecnologias, o que tem levado o segmento de beleza e cosméticos a novos patamares. Veja alguns exemplos.

ModiFace Skin AI

O ModiFace Skin AI foi lançado em 12 de setembro de 2016. Esta nova ferramenta foi desenvolvida por dermatologistas para medir o estado preciso da pele e observar possíveis alterações na pele em vídeo ao vivo. Este aplicativo foi lançado pela ModiFace, um fornecedor líder de tecnologia de realidade aumentada para as indústrias médica e de beleza. À partir de uma base de dados com informações de milhares de dermatologistas, esta tecnologia é capaz de detectar e quantificar pequenas alterações na pele, como manchas escuras, descoloração, secura, pele irregular e rosácea. Este aplicativo pode visualizar as alterações antes e depois do uso de qualquer produto de beleza.

O ModiFace Skin AI é baseado principalmente em observações e informações específicas de dermatologistas. Para produtos de cuidados com a pele, esta tecnologia de IA está disponível na forma de um aplicativo móvel ou API da Web, capaz de avaliar alterações na pele e mudanças na condição da pele após o uso de produtos cosméticos. A tecnologia patenteada da Modiface é fruto de uma década de pesquisa na Universidade de Stanford e é usada em aplicativos de realidade aumentada pelos maiores players da indústria da beleza, incluindo Allergan, L’Oreal, Unilever, Yves Rocher e Sephora.

A Kérastase Hair Coach da L’Oreal

O Kérastase Hair Coach foi lançado em 3 de janeiro de 2017 e é a primeira escova inteligente para cabelos do mundo. Foi desenvolvido pela Kérastase, líder em cuidados com os cabelos profissionais, em parceria com a Withings, líder na revolução da saúde conectada e em colaboração com a Incubadora de Tecnologia de Pesquisa e Inovação da L’Oréal. O pincel consiste no seguinte:

  • Um microfone para medir a frizziness, secura, pontas duplas e quebra.
  • Células de carga de três eixos que medem a força aplicada no couro cabeludo durante a escovação.
  • Um instrumento digital para análise de padrões de escovação e pinceladas.
  • Sensores de condutividade para medir se a escova está sendo usada em cabelos secos ou molhados, capazes de detectar a qualidade do cabelo, durante e após a escovação do cabelo.

A escova de cabelo também é equipada com algoritmos de análise de sinal projetados pela L’Oreal para avaliar a qualidade do cabelo e monitorar os efeitos de diferentes rotinas de cuidados com o cabelo. Este algoritmo é acompanhado por um aplicativo móvel que recomenda produtos personalizados para melhorar os cuidados com os cabelos. O feed de informações dos usuários pode ser enviado para o aplicativo dedicado, que leva em conta fatores climáticos, como temperatura, umidade e vento. O vídeo, em inglês, demonstra como o pincel funciona.

Essa joint venture entre a Kérastase, a Withings e a L’Oréal recebeu, no ano passado, o prêmio International CES Innovation Award pelo excelente design e engenharia de produtos. Guive Balooch, vice-presidente global da Incubadora de Tecnologia de Pesquisa e Inovação da L’Oréal, afirmou recentemente que “os dispositivos conectados podem revolucionar a indústria da beleza”.

Aplicativo Especialista Noturno da Estée Lauder

A Estée Lauder lançou o aplicativo ‘Nighttime Expert’, por meio de uma parceria com o Google, que permite uma experiência de bate-papo sobre rotinas de cuidados noturnos. A Estée Lauder é uma das primeiras marcas de beleza a iniciar a colaboração com o Assistente do Google no Google Home. Este aplicativo foi disponibilizado em dezembro de 2017, e a empresa está trabalhando agora para expandir suas aplicações e funcionalidades. Para usar o App, tudo que o usuário tem a dizer ao assistente no Google Home é “Ok Google, posso falar com o Estée Lauder Nighttime Expert”. Começa então uma sessão de perguntas para que o App identifique as necessidades e interesses da pessoa. O resultado do bate-papo são as recomendações de cuidados personalizados.

Sistema de cuidados com a pele baseado em IoT da Shiseido “Optune”

A marca japonesa de produtos de beleza Shiseido declarou recentemente que lançará sua versão “beta” do sistema de tratamento de pele chamado “Optune”. Este é um aplicativo personalizado que é modificado e adaptado de acordo com o estado da pele de cada indivíduo. O sistema tem seu próprio algoritmo que recomenda os melhores tratamentos de pele junto com os tons de cosméticos que melhor combinam com a pessoa. O sistema Optune consiste em 2 partes.

O App que monitora as alterações coleta todos os dados relacionados a informações personalizadas, como ciclo menstrual, humor e condições ambientais, como temperatura e umidade. Também pode determinar padrões de cuidados necessários em tempo real. O usuário pode acessar os dados e revisar um registro de suas alterações fornecidas pela Optune. Já o “Optune Shot” é um produto para a pele que é colocado em um cartucho colocado em uma máquina especial. O sistema é chamado de cuidado TimeTune e foca no ritmo biológico diário. Os cuidados TimeTune consistem em cuidados com soro adaptados às condições da pele em diferentes momentos e cuidados com o hidratante de manhã e à noite.

Samsung S Skin

A Samsung ainda está testando o seu S Skin, mas este vídeo, em inglês, explica os avanços que a empresa fez até aqui.

https://youtu.be/2LuVOTmEYyk

 

Esta tecnologia de cuidados com a pele analisa condições gerais como o nível de ressecamento ou tom de pele, por  meio de uma combinação de câmeras, fotossensores e sensores de condutividade. O S Skin faz uma recomendação de como melhorar a pele junto com a terapia da pele, integrando “patches” de microagulhas que contêm produtos essenciais para o cuidado da pele, como o colágeno.

App de simulação de maquiagem 3D da Rimmel

Este aplicativo foi desenvolvido em conjunto com a agência digital Holition. O aplicativo “Get the Look” permite que os usuários tirem uma foto de um visual de maquiagem e, em seguida, experimentem a aparência deles mesmos.

App YouCam Makeup da Perfect Corp

Combinando as tecnologias IA e RA, a Perfect Corp revelou lançou este ano o aplicativo YouCam Makeup, na Consumer Electronics Show, em Las Vegas. Semelhante ao “Get the Look” da Rimmel, o aplicativo permitirá que os usuários tirem uma foto de um visual de maquiagem e, em seguida, experimentem a aparência exata em seu próprio rosto usando AR. Ele também permitirá experimentar a coloração de cabelo em tempo real, possibilitando testar diferentes tons nos cabelos. Escolher uma nova cor para os cabelos já é uma experiência rápida, fácil e divertida.

Quer conhecer as novidades mais recentes do mundo da moda e beleza?

A tecnologia está ajudando a indústria de cosméticos a florescer. O segmento esta caminhando para um mundo com integração cada vez maior entre aplicações digitais e beleza. Se você quer conhecer as novidades e aplicações mais recentes da tecnologia no mundo da moda e beleza, não deixe de participar do Beauty&Fashion Day, realizado pela StartSe, no dia 24 de novembro, em São Paulo. Programação completa, aqui.