Conheça as tecnologias que estão redefinindo a indústria de beleza

Por Da Redação
19 de novembro de 2018 às 08:36 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nos últimos anos, o mundo testemunhou o surgimento de várias tecnologias revolucionárias, como inteligência artificial (AI), realidade aumentada (RA) e impressão 3D. Reportagens recentes de StartSe.com mostraram como estas novas tecnologias impactaram o mercado de beleza.
- Como o Vale do Silício está transformando a indústria da beleza?
- A beleza do futuro é personalizada e rica em dados
- O Boticário, IBM e Symrise criam perfume com ajuda de inteligência artificial
- O que 1.500 profissionais de moda farão em um evento de inovação e tecnologia?
A indústria vem acelerando a velocidade de adoção destas novas tecnologias, o que tem levado o segmento de beleza e cosméticos a novos patamares. Veja alguns exemplos.
ModiFace Skin AI
O ModiFace Skin AI foi lançado em 12 de setembro de 2016. Esta nova ferramenta foi desenvolvida por dermatologistas para medir o estado preciso da pele e observar possíveis alterações na pele em vídeo ao vivo. Este aplicativo foi lançado pela ModiFace, um fornecedor líder de tecnologia de realidade aumentada para as indústrias médica e de beleza. À partir de uma base de dados com informações de milhares de dermatologistas, esta tecnologia é capaz de detectar e quantificar pequenas alterações na pele, como manchas escuras, descoloração, secura, pele irregular e rosácea. Este aplicativo pode visualizar as alterações antes e depois do uso de qualquer produto de beleza.
O ModiFace Skin AI é baseado principalmente em observações e informações específicas de dermatologistas. Para produtos de cuidados com a pele, esta tecnologia de IA está disponível na forma de um aplicativo móvel ou API da Web, capaz de avaliar alterações na pele e mudanças na condição da pele após o uso de produtos cosméticos. A tecnologia patenteada da Modiface é fruto de uma década de pesquisa na Universidade de Stanford e é usada em aplicativos de realidade aumentada pelos maiores players da indústria da beleza, incluindo Allergan, L’Oreal, Unilever, Yves Rocher e Sephora.
A Kérastase Hair Coach da L’Oreal
O Kérastase Hair Coach foi lançado em 3 de janeiro de 2017 e é a primeira escova inteligente para cabelos do mundo. Foi desenvolvido pela Kérastase, líder em cuidados com os cabelos profissionais, em parceria com a Withings, líder na revolução da saúde conectada e em colaboração com a Incubadora de Tecnologia de Pesquisa e Inovação da L’Oréal. O pincel consiste no seguinte:
- Um microfone para medir a frizziness, secura, pontas duplas e quebra.
- Células de carga de três eixos que medem a força aplicada no couro cabeludo durante a escovação.
- Um instrumento digital para análise de padrões de escovação e pinceladas.
- Sensores de condutividade para medir se a escova está sendo usada em cabelos secos ou molhados, capazes de detectar a qualidade do cabelo, durante e após a escovação do cabelo.
A escova de cabelo também é equipada com algoritmos de análise de sinal projetados pela L’Oreal para avaliar a qualidade do cabelo e monitorar os efeitos de diferentes rotinas de cuidados com o cabelo. Este algoritmo é acompanhado por um aplicativo móvel que recomenda produtos personalizados para melhorar os cuidados com os cabelos. O feed de informações dos usuários pode ser enviado para o aplicativo dedicado, que leva em conta fatores climáticos, como temperatura, umidade e vento. O vídeo, em inglês, demonstra como o pincel funciona.
Essa joint venture entre a Kérastase, a Withings e a L’Oréal recebeu, no ano passado, o prêmio International CES Innovation Award pelo excelente design e engenharia de produtos. Guive Balooch, vice-presidente global da Incubadora de Tecnologia de Pesquisa e Inovação da L’Oréal, afirmou recentemente que “os dispositivos conectados podem revolucionar a indústria da beleza”.
Aplicativo Especialista Noturno da Estée Lauder
A Estée Lauder lançou o aplicativo ‘Nighttime Expert’, por meio de uma parceria com o Google, que permite uma experiência de bate-papo sobre rotinas de cuidados noturnos. A Estée Lauder é uma das primeiras marcas de beleza a iniciar a colaboração com o Assistente do Google no Google Home. Este aplicativo foi disponibilizado em dezembro de 2017, e a empresa está trabalhando agora para expandir suas aplicações e funcionalidades. Para usar o App, tudo que o usuário tem a dizer ao assistente no Google Home é “Ok Google, posso falar com o Estée Lauder Nighttime Expert”. Começa então uma sessão de perguntas para que o App identifique as necessidades e interesses da pessoa. O resultado do bate-papo são as recomendações de cuidados personalizados.
Sistema de cuidados com a pele baseado em IoT da Shiseido “Optune”
A marca japonesa de produtos de beleza Shiseido declarou recentemente que lançará sua versão “beta” do sistema de tratamento de pele chamado “Optune”. Este é um aplicativo personalizado que é modificado e adaptado de acordo com o estado da pele de cada indivíduo. O sistema tem seu próprio algoritmo que recomenda os melhores tratamentos de pele junto com os tons de cosméticos que melhor combinam com a pessoa. O sistema Optune consiste em 2 partes.
O App que monitora as alterações coleta todos os dados relacionados a informações personalizadas, como ciclo menstrual, humor e condições ambientais, como temperatura e umidade. Também pode determinar padrões de cuidados necessários em tempo real. O usuário pode acessar os dados e revisar um registro de suas alterações fornecidas pela Optune. Já o “Optune Shot” é um produto para a pele que é colocado em um cartucho colocado em uma máquina especial. O sistema é chamado de cuidado TimeTune e foca no ritmo biológico diário. Os cuidados TimeTune consistem em cuidados com soro adaptados às condições da pele em diferentes momentos e cuidados com o hidratante de manhã e à noite.
Samsung S Skin
A Samsung ainda está testando o seu S Skin, mas este vídeo, em inglês, explica os avanços que a empresa fez até aqui.
https://youtu.be/2LuVOTmEYyk
Esta tecnologia de cuidados com a pele analisa condições gerais como o nível de ressecamento ou tom de pele, por meio de uma combinação de câmeras, fotossensores e sensores de condutividade. O S Skin faz uma recomendação de como melhorar a pele junto com a terapia da pele, integrando “patches” de microagulhas que contêm produtos essenciais para o cuidado da pele, como o colágeno.
App de simulação de maquiagem 3D da Rimmel
Este aplicativo foi desenvolvido em conjunto com a agência digital Holition. O aplicativo “Get the Look” permite que os usuários tirem uma foto de um visual de maquiagem e, em seguida, experimentem a aparência deles mesmos.
App YouCam Makeup da Perfect Corp
Combinando as tecnologias IA e RA, a Perfect Corp revelou lançou este ano o aplicativo YouCam Makeup, na Consumer Electronics Show, em Las Vegas. Semelhante ao “Get the Look” da Rimmel, o aplicativo permitirá que os usuários tirem uma foto de um visual de maquiagem e, em seguida, experimentem a aparência exata em seu próprio rosto usando AR. Ele também permitirá experimentar a coloração de cabelo em tempo real, possibilitando testar diferentes tons nos cabelos. Escolher uma nova cor para os cabelos já é uma experiência rápida, fácil e divertida.
Quer conhecer as novidades mais recentes do mundo da moda e beleza?
A tecnologia está ajudando a indústria de cosméticos a florescer. O segmento esta caminhando para um mundo com integração cada vez maior entre aplicações digitais e beleza. Se você quer conhecer as novidades e aplicações mais recentes da tecnologia no mundo da moda e beleza, não deixe de participar do Beauty&Fashion Day, realizado pela StartSe, no dia 24 de novembro, em São Paulo. Programação completa, aqui.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários