Sua empresa pode quebrar! Ela faz tudo isso de errado?

Por Da Redação
20 de fevereiro de 2016 às 10:45 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Parabéns. Sua empresa começa a andar para frente e você começa a acreditar que seu modelo está validado. Seus amigos te tratam como Deus, o Steve Jobs do Brasil, o Bill Gates que fala português. Até que ela quebra e seus sonhos vão por água a baixo.
É para evitar esse destino trágico que Caroline Piquin, coordenadora de marketing da Aceleratech, e Vinícius Machado, gestor de projetos da Aceleratech, vieram ensinar os empreendedores presentes no Accelerator Day deste sábado (20). Para eles, são 5 os principais motivos para quebra: 1) briga de sócios 2) investimento em marketing na hora errada 3) falta de dinheiro 4) gerenciamento ineficiente de caixa 5) falta de agressividade
“O mais óbvio é a briga de sócios”, diz Carol. Sócios brigam. Ponto. Mas é muito importante manter um alinhamento constante. E evitar expectativas diferentes. “Alguns sócios tem valores diferentes. Um quer dominar o mundo, outro quer dominar o mundo”, conta Vinícius.
O segundo mais óbvio é a falta de dinheiro. É verdade que um empreendedor de sucesso costuma ser uma pessoa com uma condição material acima dos demais – mas não é instantâneo, geralmente as pessoas passam por muitas dificuldades. “Muitos empreendedores vem reclamar de dinheiro comigo, mas quando a gente vê, ele vai para a balada toda semana encher a cara”, alerta Vinícius.
Por isso, ser austero é fundamental no começo da sua jornada. “Você não precisa de um grande salário, precisa comer e viver”, alerta Carol. A coordenadora de marketing da Aceleratech avisa que o planejamento não precisa ser de curto prazo: o ideal é ter dinheiro para manter a empresa por dois anos. Mesmo assim, a falta de dinheiro épode vir muito em consequência da gestão ineficiente do dinheiro, a falta de planejamento.

Accelerator Day
Com dinheiro em caixa, você passa a tomar muitas decisões erradas – lembrem de várias tomadas de decisão que quebraram empresas pequenas. Tudo isso pode ser evitado com uma personalidade menos esbanjadora. “A gente avalia muito a personalidade da pessoa, se você esbanja muito, provavelmente não vai saber gerir bem o caixa da sua empresa”, diz Vinícius.
O principal gasto errado, provavelmente, deve ser o gasto com a aquisição de clientes (possivelmente o maior gasto que uma startup tem atualmente) que “sai do jeito errado”. “Muitas vezes o empreendedor investe em marketing na hora errada. Do jeito errado, fala com o público errado, não com quem vai tomar as decisões”, alerta Carol lembrando que isso pode quebrar tua empresa.
O menos óbvio, e talvez o mais interessante dos 5 motivos seja a falta de agressividade de fazer o negócio crescer e acontecer – e essa “passividade” pode fazer com que a sua empresa acabe. “O brasileiro tem vergonha de ser agressivo, não quer ser chato, inconveniente”, diz Carol.
No fundo, o mindset é MUITO importante para que a startup tenha sucesso lá na frente – e a disposição de fazer as coisas do jeito certo e aprender provavelmente vai determinar o destino da sua empresa. “Tem que ter na cabeça que vai ser você e mais alguns sócios para fazer tudo, de lavar o chão a fazer as vendas”, finaliza Carol.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários