8 startups disputam desafio na Empraba para mercado de R$ 100 bilhões

Avatar

Por Lucas Bicudo

12 de dezembro de 2016 às 16:12 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Na próxima terça (13) será realizado na Embrapa, em Brasília, o Ideas for Milk. O concurso envolveu 137 equipes e um desafio: desenvolver soluções web, mobile ou em hardware, produtos, processos, serviços e tecnologias para a cadeia produtiva do leite.

O Ideas for Milk é o primeiro desafio de startups exclusivo para um dos maiores setores do agronegócio brasileiro, que reúne quatro milhões de trabalhadores, com 1,3 milhões de produtores atuando em 99% dos municípios. Para 2016, a expectativa é atingir o faturamento de R$ 100 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV).

Um conjunto de 32 organizações apoiam a iniciativa, como Microsoft, First Decision, Cisco, Senior, Totvs, Wayra/Telefônica, Anjos do Brasil, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Tetrapak, sindicatos das indústrias laticinistas dos estados de São Paulo (Sindleite), Minas Gerais (Silemg) e Rio Grande do Sul (Sindilat) e as associações brasileiras das indústrias de leite longa vida (ABLV), de queijos (ABIQ) e das pequenas e médias cooperativas e empresas de laticínios (G100).

Confira as finalistas:

SCL Rota (Belo Horizonte)

O SCL Rota é uma plataforma composta por um aplicativo móvel e um painel de gerenciamento web que automatiza e informatiza o processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas ponta a ponta. Da coleta à integração dos dados coletados com o ERP da empresa.

Systech feeder (Juiz de Fora)

O Systech feeder é um sistema integrado hardware/software que monitora em tempo real o consumo de concentrados de bezerras. Seu propósito é definir o momento do desaleitamento, otimizar tempo e mão de obra, promover ganho em desempenho e reduzir custo alimentar com gerenciamento eficiente via dispositivos fixos e móveis.

Magis Coleta (Viçosa)

Voltada para o setor de captação de leite, a Magis Coleta propõe redução de custos, evitando fraudes e aumentando a confiabilidade no registro dos dados que passa a ser realizado diretamente pelo transportador in loco, diferentemente dos métodos utilizados atualmente pelas indústrias.

Meu Leite (Lavras)

Objetiva integrar consumidor, laticínio e fazenda. Permite ao consumidor conhecer a origem do leite e dos derivados no ato da compra. Identifica e filtra produtores e/ou laticínios diferenciados. Produtores conhecerão seu alcance de venda. Capta informações de produção e qualidade, aumentando a confiabilidade na cadeia produtiva.

SysLat – UFSC (Porto Alegre)

Sistema baseado em sensor de cavidade ressonante para o monitoramento e o controle em tempo real do percentual de gordura no leite, empregado na etapa de padronização, a fim de aumentar a eficiência da produção de leite e a qualidade dos produtos derivados.

Biossistec Jr (São Carlos)

O projeto consiste na pesquisa e na aplicação de um hardware de captação de imagens termográficas para o desenvolvimento de um software que irá analisar e classificar a existência ou não de mastite nos tetos das vacas.

Bia Technology (Campinas)

Equipamento portátil de análise do espectro de contagem de células somáticas presentes no leite in natura, com emissão de laudo no ato do carregamento e transmissão dos dados ao laticínio. Será utilizado pelo transportador para avaliar temperatura, CCS, e fornecer comprovante ao produtor de leite.

Colly Química (Piracicaba)

Aplicativo para dispositivos móveis usado em conjunto com armadilhas de captura para monitorar e controlar o nível de infestação da mosca-dos-estábulos na criação de gado e na produção de leite, minimizando os prejuízos que chegam até 30% de perda de peso e 50% de redução de leite em grandes infestações.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]