Startup do Dia: aplicativo dá nova cara para o turismo de Maringá e quer expandir para outras cidades do país
Por Lucas Bicudo
22 de junho de 2016 às 13:19 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O aplicativo UnderTour prova que o ecossistema de turismo da região de Maringá vai muito além dos roteiros tradicionais da cidade. A ideia partiu de Michael Silva, CEO da startup e diretor de conteúdo do grupo O Diário, que tinha o desejo de oferecer à população de Maringá e visitantes algo que conciliasse história local, direcionamento no passeio público e interatividade.
O sistema conectado ao GPS do aparelho informa ao usuário quais opções de lazer e visitações mais próximas, tendo sempre um audiotour revelando características do local e até capítulos interessantes da história de cada um desses lugares.
“Muitos maringaenses se perguntam como conhecer melhor a história da cidade, ou como explicar para o filho, por exemplo, porque a Praça do Peladão tem este nome. Fica a dica para um bom passeio de fim semana com a família, conhecendo detalhes dos pontos da cidade com o aplicativo”, explica Silva.
O turismólogo e diretor-executivo do Instituto Cultural Ingá (ICI), Miguel Fernando, é o pesquisador-chefe do UnderTour. Na equipe, colaboram também o jornalista Clóvis Augusto Melo, o CTO Leandro Lancelotti e o ator e narrador Ben Hur Prado. O ICI foi a primeira instituição a acreditar na startup.
“O aplicativo é uma ferramenta tecnológica, de fácil acesso e baixíssimo custo, que nos permite primeiro apresentar a Maringá Turística ao maringaense, e depois ao mundo. Temos certeza de que o UndeTour vai contribuir substancialmente para o desenvolvimento do turismo em nossa bela cidade”, diz Orlando Chiqueto, presidente do Instituto.
Lançado recentemente, a plataforma pretende expandir para outras cidades, em parcerias com o setor público e privado. Por ser um facilitador de processos que envolvem principalmente o setor turístico, a ideia é que o aplicativo se torne alternativa viável economicamente falando para diversos serviços da história e turismo.
“O setor privado já demonstrou interesse. Afinal, estamos resolvendo um GAP do setor cultural e turístico do Brasil. Não serão mais necessários panfletos e mais panfletos, que se desatualizam com o passar dos meses. Todos os dados (inclusive horário de atendimento e contatos) dos atrativos turísticos e culturais estarão na mão do usuário final e podem ser mudados com maior agilidade. Já estamos em negociação com duas regiões e uma grande operadora de turismo brasileiro”, revela Miguel.
O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android – em breve estará para Windows Phone.
Mensagem para você empreendedor:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários