Startup do Cubo: brasileira lida com big data e desenvolve IA com essa base

Avatar

Por Lucas Bicudo

28 de novembro de 2016 às 13:28 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O Cubo Coworking Itaú recentemente comemorou seu primeiro aniversário e promoveu um evento para empreendedores, investidores, representantes de grandes empresas, imprensa, startups e influenciadores do ecossistema. O StartSe esteve lá e teve a oportunidade de conhecer de perto as residentes da casa e seus projetos inovadores. Queremos te contar uma por uma, por isso damos início a série Startups do Cubo. A de hoje é a Hekima.

Essa startup tem mudado a forma como as companhias tomam suas decisões. Por meio de tecnologias de data mining, machine learning, linguagem natural, orquestração de arquiteturas dinâmicas e trabalho em nuvem, ela é capaz de analisar dados estruturados e não estruturados, além de construir algoritmos e modelos que geram conhecimento valioso para empresas de todos segmentos.

A companhia já desenvolveu modelos de inteligência artificial que foram treinados com milhões de diferentes exemplos, além de ter processado mais de 1 bilhão de posts de redes sociais em tempo real nos últimos dois anos

“O trabalho com Big Data Analytics possibilita à Hekima atender demandas dos mais variados tipos. Podemos solucionar desde uma falha na cadeia logística de uma empresa de alimentos até evitar fraudes financeiras em uma instituição bancária. Mas o que conecta todas as soluções que oferecemos é: ajudamos empresas a transformar dados em informação para solução de problemas de negócio e, assim, potencializar as tomadas de decisão”, conta Rachel Horta, CEO e co-fundador.

Em Janeiro de 2016, a Hekima começou a fazer parte do ecossistema do Cubo. “O Cubo é um ambiente onde respiramos empreendedorismo e inovação, além de proporcionar um aumento da nossa exposição para o mercado”, faz coro a COO Marcia Asano.

Além disso, a startup sabe que Big Data não é um tema trivial. Por isso, há pouco mais de um ano ela começou a produzir em seu blog, o Big Data Business, conteúdos que ajudam a demonstrar o valor e as diversas aplicações da Ciência de Dados.

A reputação do blog foi sendo construída ao longo deste tempo e o reconhecimento ao trabalho da Hekima, de difusão e democratização do acesso ao conhecimento, tem sido enorme.

Uma relevante prova deste reconhecimento foi dada à empresa na última semana: o Big Data Business entrou no ranking dos 30 melhores blogs de Big Data do mundo

A lista, feita pelo Feedspot, um dos principais agregadores de conteúdo do mundo, coloca a Hekima ao lado de gigantes como Dell, Cloudera e Amazon Web Services. Além da presença no ranking já ser uma grande conquista em si, o Big Data Business é a única página, dentre as elencadas, que produz conteúdo totalmente em português.

Para a elaboração da lista, o Feedspot utilizou os seguintes critérios: reputação e ranqueamento no Google; influência e reputação nas redes sociais; qualidade e consistência dos artigos; avaliações do time editorial do Feedspot e de experts em Big Data.

Esta conquista é uma grande amostra de que a Hekima já é uma das principais referências e autoridades de Big Data no Brasil.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]