Startup desenvolve sistema que monitora campanhas eleitorais em tempo real

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de setembro de 2016 às 19:52 - Atualizado há 5 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Cada vez mais as redes sociais se tornam uma ferramenta imprescindível no cenário político eleitoral. De olho nesse cenário, a Twist, startup que está passando pelo processo de incubação da COPPE/UFRJ, desenvolveu uma plataforma para as eleições 2016, que tem como objetivo viabilizar um monitoramento inteligente de campanhas em tempo real.

A Twist acaba de colocar no ar o seu site de monitoramento inteligente dos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, o qual é possível se ter uma análise detalhada de cada político e sua presença nas mídias sociais.

A ferramenta realiza um mapeamento de dados via Twitter e principais veículos jornalísticos da cidade, catalogando informações sobre candidatos que estão concorrendo à prefeitura. A visualização se dá através de um painel dividido em setores, que englobam aspectos específicos referentes a cada concorrente, além de análises comparativas.

Entre essas informações estão as palavras mais relacionadas ao candidato nas mídias, evolução na exposição, número de vezes que o político foi citado em notícias, a repercussão após os debates e integração com pesquisas de intenção de voto.

A interface reúne ainda um gráfico do volume de referências feitas a cada candidato em determinada semana, seguido de uma nuvem de palavras com os termos mais citados sobre os pretendentes ao cargo, além da visualização de notícias e tuítes mais relevantes sobre as campanhas.

A startup é especializada em integração de dados e inteligência computacional, que visam integrar e analisar diversas fontes com o objetivo de gerar um novo conjunto de dados ainda mais informativo que os originais. A tecnologia da startup pode ser utilizada em diversos setores como óleo e gás, mercado imobiliário, indústria farmacêutica, beleza e arte.

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!