Startup de eventos alagoana atinge 1 milhão de usuários inscritos

Da Redação

Por Da Redação

3 de outubro de 2016 às 16:56 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A história de várias startups começam ainda na faculdade, como o Facebook, a Microsoft… e a alagoana Doity, uma startup de eventos que acaba de alcançar a marca de 1 milhão de usuários inscritos em cinco anos de atividade.

A Doity é uma plataforma online que ajuda a gerenciar eventos, oferecendo aos organizadores sites personalizados, venda de inscrições, emissão de certificados, entre outras várias funções. A companhia surgiu quando um de seus fundadores Uziel Barbosa percebeu que não havia uma ferramenta completa no mercado deste setor – desenvolvendo com seu sócio, Geraldo Neves.

“Junto com Geraldo, meu sócio, em 2012 fizemos uma parceria com um investidor, que na época tinha um produto semelhante e alguns clientes. Como nossa plataforma era bem mais completa, a parceria foi no sentido de trazer os clientes dele de eventos corporativos para a nossa plataforma e alcançar novos organizadores. De lá para cá, concentramos as forças em deixar a Doity cada vez mais útil para organizadores de eventos na captação de clientes”, conta Uziel.

Os números alcançados neste período são bastante expressivos: mais de 14 mil eventos cadastrados em todo o Brasil e 1 milhão de inscrições realizadas. “A Doity auxilia os organizadores em todo o ciclo do evento: desde o site, a venda das inscrições, submissão de trabalhos científicos, passando pelo credenciamento, impressão de etiquetas para crachás, gestão financeira, até a emissão dos certificados e pesquisa de satisfação”, destaca.

Não se esperava atingir a marca em tão pouco tempo, e mesmo a marca expressiva é uma fração muito pequena perto de um mercado muito grande de eventos no Brasil – são mais de 600 mil eventos durante o evento. “Atingimos uma parcela respeitável, mas ainda pequena se olharmos para o mercado como um todo. Nosso plano a curto prazo é aumentar a participação no segmento, além disso temos como objetivo internacionalizar a plataforma nos próximos anos. Hoje nossa sensação é de muita satisfação, de recompensa. Valeu a pena cada madrugada em claro, discutindo, planejando, programando”, destaca Uziel.

A plataforma é totalmente aberta e qualquer pessoa ou empresa pode cadastrar um evento. “A Doity é uma plataforma simples e fácil de gerenciar eventos e vender inscrições online. São diversas ferramentas que facilitam a gestão durante todo o ciclo do evento: pré-evento, com site, venda das inscrições, submissão de trabalhos, durante o evento, com credenciamento, controle de entrada, etiquetas para crachás, sorteios, e pós evento com emissão de certificados, pesquisa de satisfação e relatórios. O organizador não tem qualquer custo inicial, ele só paga uma pequena comissão das vendas feitas através da plataforma”, explica.

Com uma grande equipe atuando nas áreas comercial, administrativa, atendimento, desenvolvimento e design, a startup cresceu forte nos últimos anos. Mas, durante os dois primeiros anos, todas as funções eram de Uziel e Geraldo, que trabalhavam em outros locais e tinham apenas a noite para se dedicar à plataforma. “Todas as pessoas que ajudaram a Doity a chegar a esse patamar fazem parte dessa conquista. Não só por utilizarem a plataforma, mas por cada feedback dado. As novas funcionalidades lançadas e ajustes feitos vem do retorno dos organizadores que sentem a necessidade e nos transmitem a demanda. Nossa maior satisfação é saber que estamos sendo úteis, que estamos ajudando o organizador a tornar seu evento um sucesso”, conclui Uziel.

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!