Startup do Cubo: app usa big data para buscar mercado de mais de 100 milhões

Avatar

Por Lucas Bicudo

6 de janeiro de 2017 às 11:15 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O Cubo Coworking Itaú recentemente comemorou seu primeiro aniversário e promoveu um evento para empreendedores, investidores, representantes de grandes empresas, imprensa, startups e influenciadores do ecossistema. O StartSe esteve lá e teve a oportunidade de conhecer de perto as residentes da casa e seus projetos inovadores. Queremos te contar uma por uma, por isso damos início a série Startups do Cubo. A de hoje é o CittaMobi, app da startup Cittati.

Mais de 100 milhões de brasileiros utilizam diariamente o transporte coletivo. Na mesma linha, diversas pesquisas de mercado indicam que esse público tem enorme potencial para aquisição de bens de consumo e serviços. A intersecção desses dois cenários tem despertado o interesse das empresas, investidores e, mais recentemente, do mundo dos aplicativos.

Há três anos, o CittaMobi trabalha com esse mercado de mobilidade urbana e já conta com 5 milhões de clientes, em mais de 40 cidades.

O aplicativo tem trabalhado muito o conceito de big data e Internet das Coisas, processando mais de 50 milhões de informações diárias. Essas são transformadas em relatórios, estudos e painéis de controle para empresas do próprio setor de transporte coletivo, órgãos gestores de transporte público, varejo, financeiro e bens de consumo.

“Muitas empresas querem conhecer o comportamento dos milhões de usuários do transporte público, pois muitos também são seus clientes e outros poderiam ser”, afirma Edson Kuwabara, CEO da Cittati.

No início, a startup atuava sobre demandas mais simples dos clientes, como carregar o Bilhete Único, localizar automaticamente todas as paradas de ônibus próximas, indicar as linhas que passavam nessas paradas e fornecer o tempo real de chegada do veículo.

“O CittaMobi não é mais somente uma solução para operações básicas do transporte coletivo. Conquistamos o status de provedor de informações do universo da mobilidade urbana para diversas empresas tomarem decisões, além de ser um importante canal de comunicação com os clientes e oferta de promoções de lojas”, continua.

Empresas do varejo tem utilizado o aplicativo para oferecer benefícios e ofertas exclusivas, com objetivo de fidelizar, engajar atuais clientes e prospectar outros novos.

O CittaMobi permite a emissão de cupons promocionais identificados individualmente, que podem ser trocados nas lojas dessas empresas parceiras. O lojista valida o código promocional que consta no cupom eletrônico e o cliente pode usufruir da promoção. O diferencial dessa funcionalidade é a possibilidade de mapear todo o funil de venda, com o volume de clientes impactados em cada fase, desde a oferta no aplicativo até venda do produto na loja.

O app também disponibiliza aos clientes um painel para registrar suas impressões. O cliente pode avisar sobre atrasos do ônibus, criticar o estado de limpeza, lotação e casos de itinerários incorretos. O destaque desse painel é o botão de incidente grave, em que o cliente pode relatar alguma ocorrência de violência.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]