Startup cria seringa que cura ferimento à bala em segundos e pode salvar milhares de vidas

Por Da Redação
14 de dezembro de 2015 às 15:49 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Um grupo de pequenas esponjas pode mudar a maneira socorristas tratam as vítimas de armas e soldados feridos.
Baseada em Oregon, a startup RevMedx projetou o XSTAT 30, um dispositivo tipo seringa que injeta esponjas de absorção de sangue em uma ferida, selando-o em menos de um minuto, como relatado pela revista Science.
A FDA, departamento do governo dos Estados Unidos que regula a produção de medicamentos, aprovou o dispositivo para uso civil em um comunicado de imprensa em 07 de dezembro.
Quando os médicos atendem às vítimas de tiros, o objetivo é manter o paciente vivo até que ele possa ser devidamente transportado para um centro de tratamento.
A maneira atual como eles fazem isso é através do tratamento da ferida com gaze e pressão. O médico introduz gaze diretamente dentro da cavidade da ferida, por vezes profundamente no corpo, e mantém a pressão sobre o local.
“De acordo com o United States Army Institute of Surgical Research, de 30 a 40 por cento das mortes de civis por lesão traumática são o resultado de uma hemorragia”, disse a FDA. “Dessas mortes, 33 a 56 por cento ocorrem antes que o paciente chega a um hospital.”
É por isso que controlar hemorragias graves é fundamental na prevenção de choque e até mesmo para salvar uma vida. Em um esforço para tornar o processo mais rápido e eficiente, o XSTAT 30 foi concedido primeiramente para uso no campo de batalha, em abril de 2014. As minúsculas esponjas injetadas na ferida são feitas de polpa de madeira e revestido em quitosana, uma substância antimicrobiana que coagula o sangue e vem de cascas de camarão.
John Steinbaugh, vice-presidente da RevMedx, disse que as esponjas expandem até 15 vezes seu tamanho quando fazem contato com o sangue. Uma vez que eles se expandem, as esponjas aplicam pressão interna nas paredes da cavidade da ferida e criam uma barreira para bloquear o fluxo de sangue.
Embora o número de esponjas necessários para controlar eficazmente a hemorragia varia dependendo da ferida, cada aplicador pode absorver cerca de um litro de sangue e até três aplicadores podem ser usados em um paciente. As esponjas XSTAT 30 podem ser utilizadas por no máximo quatro horas, de acordo com a FDA.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários