Startup cria robôs investidores para automatizar operações na Bolsa

O SmarttBot é uma plataforma de estratégias automatizadas de investimento (robôs) para a bolsa de valores

Avatar

Por Júnior Borneli

7 de abril de 2015 às 14:03 - Atualizado há 5 anos

Uma startup mineira pretende revolucionar o mercado de investimentos com a criação e popularização do uso de robôs investidores. A SmarttBot é uma plataforma de estratégias automatizadas de investimento onde é possível criar, simular, otimizar e operar qualquer tipo de estratégia de investimento de forma bastante simples, através dos módulos de backtesting (simulação no passado), paper trading (simulação em tempo real) e auto trading (operação real na BM&F BOVESPA de forma 100% automatizada).

O objetivo dos empreendedores Leonardo Conegundes, Gabriel Lana, Felipe Machado, Paulo Gomide e Mateus Lana é popularizar essa cultura no país, quebrando o paradigma de que só grandes investidores têm a capacidade de investir através de soluções automatizadas. Através da SmarttBot qualquer investidor, independente do porte, pode operar através de robôs gastando menos de R$ 300 por mês. Há, inclusive, um plano gratuito, mas com limite de operações.

Tem uma startup e precisa de ajuda? Cadastre-se no StartSe e fale com milhares de investidores, mentores, aceleradoras e fundos de investimento. É gratuito. Acesse www.startse.com.br.

A estratégia da SmarttBot é clara: popularizar o acesso aos robôs investidores, oferecendo soluções personalizadas para quem quer desenvolver seu próprio robô ou pacotes fechados para aqueles investidores que buscam soluções prontas.

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, nos Estados Unidos cerca de 75% das negociações realizadas na Bolsa são feitas por robôs investidores. O grande desafio aqui, no Brasil, é fazer com que os investidores testem novas tecnologias e comparem os resultados. A partir desses dados, o uso dos robôs passará a ser mais intenso.

A SmarttBot é uma startup de destaque na plataforma StartSe, que conecta empreendedores a investidores, mentores, aceleradoras e fundos de investimento. Ela já foi analisada por 54 investidores e recebeu avaliações positivas sobre o seu modelo de negócio. A startup surgiu no famoso SanPedro Valey, em Belo Horizonte e foi apoiada pelo programa SEED, do Governo do Estado de Minas Gerais.

A SmarttBot traz, no seu site, uma extensa lista de respostas sobre as principais dúvidas que surgem em relação ao uso de robôs investidores. Vale a pena conferir: https://www.smarttbot.com