StartSe Base: Pluga, a integradora de ferramentas web para PMEs

Avatar

Por Lucas Bicudo

18 de janeiro de 2017 às 15:19 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O que é mais importante? A eficiência ou a eficácia? A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.

O empreendedor, por definição, precisa ser eficiente. Trabalhar com recursos escassos, em um ambiente imprevisível. O problema é quando ele se pega no trabalho operacional do dia-a-dia, que não acrescenta valor para a empresa. Copiar e colar informações de uma planilha para outra, cadastrar usuário na plataforma de disparo de e-mail, cadastrar telefone do usuário para enviar SMS, mudar status do lead para cliente ou até preencher uma Nota Fiscal.

Estas são algumas atividades que distanciam o empreendedor do que realmente importa – o estratégico do business. Trabalhar muito não é trabalhar direito! E aqui que entra a Pluga (confira seu perfil na base do StartSe). Essa startup integra as ferramentas web que as micro e pequenas empresas mais usam, criando uma comunicação inteligente entre elas. E o melhor: sem escrever uma única linha de código.

“Criamos a Pluga porque acreditamos que não é preciso ser um Mestre Jedi em tecnologia para otimizar simples processos operacionais da sua empresa. A verdade é que, via APIs, já podemos conectar milhares de ferramentas web tornando a vida de milhares de empreendedores muito mais simples”, comenta o CEO e fundador Marcus Ribeiro.

A lógica é: “quando acontecer algo na ferramenta A, executa alguma outra coisa na ferramenta B”. Pode ser, por exemplo, “quando houver um novo pagamento aprovado no PagSeguro, enviar um SMS de aviso para o cliente via TotalVoice“. Este é um exemplo de mais de uma centena de automatizações disponíveis para quem usa PayPal, PagSeguro, MailChimp, Moip, RD Station e muito mais.

“Temos mais de 9 milhões de PMEs apenas no Brasil. Sabemos que estes empreendedores, com mais tempo para inovar, podem fazer coisas incríveis. Eles mudam o mundo. Mas, é muito difícil pensar no crescimento do seu negócio, quando se está sobrecarregado de tarefas operacionais”, continua.

Em um ano e meio, a Pluga já conta com mais de 500 empresas usando a plataforma – uma média de crescimento de 14% ao mês. Getninjas, Me Salva, Trampos, Gympass, Beauty Date e Conta Azul são exemplos de startups que usam ou já usaram a ferramenta.

Em 2016, a Pluga participou da décima quinta turma do Startup Chile – e recebeu um prêmio de Top 3 Startup. Conta também com investimentos do Startup Brasil, 21212 e de investidores-anjo.

“Estamos em processo de captação de mais um round, que nos ajudará a bater o Breakeven”, finaliza.

Confira um vídeo:

Esta startup está cadastrada na Base do StartSe! Cadastre você também, se for empreendedor, investidor, mentor profissional ou instituição! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]