StartSe Base: Contratado ajuda empresas a agilizarem processo de contratação
Por Lucas Bicudo
3 de março de 2017 às 19:09 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Segundo dados da Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego (CIETT), recrutamentos de empresas movimentaram cerca de R$ 9 bilhões no Brasil em 2016. O processo seletivo geralmente é realizado por consultorias de seleção e headhunters, que, de forma manual, ajudam a encontrarem perfis de alto nível, ou com habilidades específicas. No entanto, empresas de ponta como Itaú, 99 e QuintoAndar têm apostado em soluções inovadoras para crescer na recessão. Com intuito de agilizar as contratações, estão usando plataformas online de recrutamento, como a Contratado.ME (confira seu perfil na base do StartSe).
“O mercado tradicional ainda usa pouca tecnologia em seus processos, o que encarece o serviço. A nossa ferramenta emprega inteligências disruptivas para reduzir o custo de encontrar e empregar os melhores. Tivemos casos como a B2W que conseguiu preencher uma vaga em apenas 5 dias e startups com 80% da equipe contratada na plataforma”, relata Lucas Mendes, co-fundador da startup.
A Contratado é um marketplace online, que disponibiliza candidatos de alto potencial de 12 carreiras diferentes para os clientes. E funciona da seguinte forma: ao invés de os candidatos disputarem as vagas, a Contratado.ME pré-seleciona os interessados e a partir disso as empresas disputam os melhores.
“Nosso objetivo é atrair pessoas engajadas, por isso as companhias têm a oportunidade de divulgar sua missão e cultura”, completa Mendes.
A plataforma tem recebido mais de 5 mil inscrições por mês e é estrita na seleção: apenas 5% em média têm sido aprovados no processo de curadoria. No primeiro momento, os currículos e perfis de LinkedIn são analisados por meio de machine learning e big data. Em seguida, são aplicados testes técnicos e os candidatos têm a oportunidade de gravar vídeos se apresentando. As empresas então acessam os aprovados e, com um clique, podem agendar entrevistas com os perfis de interesse.
Fundada em 2014, a Contratado.ME tem focado no que chama de “carreiras do século XXI”, como engenheiros de software, designers de UX/UI, business intelligence e Data Science.
“Identificamos uma defasagem no setor de recrutamento em relação a essas carreiras. Em média, uma empresa leva de 3 a 6 meses para preencher uma vaga desse tipo, e nossa tecnologia diminui esse prazo para menos de 25 dias com uma redução de 85% no tempo”, faz coro o sócio Lachlan de Crespigny.
Apesar do desemprego recorde vivido pelo país, a plataforma teve um crescimento de mais de 1.000 % em seu faturamento mensal em 2016, fechando centenas de contratações. Hoje a empresa atende mais de 800 empresas e tem menos de 20 colaboradores.
“O uso intensivo de tecnologia faz com que consigamos entregar um resultado mais assertivo, mais ágil e mais barato e ainda assim gastamos menos”, completa Lachlan.
A expectativa para 2017 é triplicar de tamanho e superar o volume de contratações de 2016. Para concretizar esse resultado, a empresa busca investir na aquisição de clientes e aumentar o número de carreiras e cidades atendidas.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários