StartSe Base: Cíngulo, o app desenvolvido para autoconhecimento

Avatar

Por Lucas Bicudo

13 de abril de 2017 às 16:05 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O estudo Megacity em São Paulo mostra que cerca de 30% da população tem um transtorno psiquiátrico crônico. Somente 14% desses recebem algum tipo de tratamento e sabe-se, ainda, que cerca de 50% dos prejuízos na saúde das pessoas entre 15 e 50 anos se deve a problemas comportamentais-emocionais. Diante desse cenário os psiquiatras e pesquisadores Diogo Lara e Gustavo Ottoni criaram o aplicativo Cíngulo (confira seu perfil na base do StartSe).

Trata-se de um aplicativo de autoconhecimento que, através de textos, áudios, vídeos e outras técnicas, oferece recursos para que as pessoas possam melhorar sua autoestima no dia a dia. O conteúdo e os procedimentos foram baseados em diversos estudos científicos realizados pela equipe ao longo de mais de dez anos, além de fontes do Temperamento, uma plataforma de pesquisa comportamental anônima.

“Quando vislumbramos o projeto, a ideia era fazer um site de autoajuda, que beneficiasse as pessoas com as informações que possuíamos do Temperamento. Hoje, chegamos a um aplicativo inovador, que oferece técnicas práticas para a solução da autoestima no dia a dia, promovendo autoconhecimento e autodesenvolvimento personalizado e duradouro”, explica o Dr. Diogo Lara.

“A ideia é que as pessoas consigam, a partir do conteúdo do aplicativo, encontrar suas respostas e ir além. Elas são conduzidas pelo aplicativo para lidarem com suas questões ‘sozinhas’, com o direcionamento e as técnicas que oferecemos. Diferente da autoajuda como conhecemos, o aplicativo oferece soluções práticas”, faz coro o Dr. Gustavo Ottoni.

As técnicas foram concebidas para atuar em diversos níveis: pensamento, emoções, corpo, comportamento, percepção, imagens mentais e alma. Dicas e frases motivacionais também são apresentadas para incentivo. O início é gratuito e, caso a pessoa queira continuar, basta adquirir uma assinatura premium. Os preços são a partir de R$ 16,65 por mês.

“Independência, conforto, privacidade e a comodidade da mobilidade foram os atributos que procuramos destacar ao desenharmos o Cíngulo. Hoje, comparado a outros processos de autoconhecimento presenciais, o Cíngulo se torna uma opção de baixo custo. Além disso, as pessoas podem utilizar as técnicas oferecidas de qualquer lugar, através de um tablet, smartphone ou no próprio navegador do computador”, adiciona o Dr. Gustavo.

Cada vez mais as empresas têm investido no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, principalmente com coaching para diretores. Por ser de alto custo, essa estratégia é inviável para os demais colaboradores. Por outro lado, mais de metade dos custos de saúde das empresas deriva de problemas emocionais. Visando preencher essa lacuna e minimizar esse grande problema, o Cíngulo também possui uma vertical de empresas.

“Funciona como um tipo de coaching autoguiado para quem quer se desenvolver mais, mas para quem sofre de estresse, por exemplo, aumenta a resiliência e o bem-estar”, comenta Dr. Diogo.

O Cíngulo é uma das startups aceleradas pela WOW.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]