Start-Up Brasil vence 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal
Por Júnior Borneli
10 de dezembro de 2015 às 14:15 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
No último dia 1º de dezembro, o Programa Start-Up Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, ficou entre os 11 vencedores das 102 iniciativas que disputaram o prêmio de Inovação na Gestão Pública Federal.
O concurso, que já está em sua 20ª edição, tem como objetivo incentivar a implementação de iniciativas inovadoras na gestão pública, disseminar soluções que sirvam de inspiração para outras práticas e reconhecer e valorizar equipes. O Start-Up Brasil foi a primeira política pública do MCTI a receber o prêmio por ter cumprido os critérios de avaliação e por continuar a exercer um bom trabalho em prol da inovação no país.
Para o coordenador de Software e Serviços do MCTI, José Dieguez, a premiação no Concurso Inovação na Gestão Pública é um reconhecimento dos resultados já alcançados pelo programa Start-Up Brasil. “Ganha o governo na medida em que a gente consegue atrair investimento privado com pequeno recurso público, empoderando pessoas que têm boas ideias e bons negócios, que vão ao mercado, que dão atenção para a sociedade, que fornecem soluções novas, trazendo mais conforto e mais facilidades.”
Uma vitória de todos
Para a decisão, o ENAP levou em conta entre outros critérios, a introdução de inovação em relação a práticas anteriores; resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou aos direitos dos cidadãos; e o grau de sustentabilidade na implementação das ações e obtenção dos resultados da iniciativa.
“O Start-Up Brasil é uma política pública que deu certo e tem ótimos resultados. A cada R$1 investido pelo governo, R$2 foram investidos externamente por investidores anjos, privados, fundos ou outras iniciativas. Isso demonstra que a parceria com as aceleradoras, que são instituições privadas que focam no crescimento das empresas, e a gestão Softex que temos feito do programa tem sido eficaz no trabalho de acesso ao mercado, coaching, mentoria e oportunidades para as empresas”, comenta Diônes Lima, vice-presidente de operações da Softex.
Criado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil apoia atualmente 183 startups nacionais e internacionais, possui uma rede de 18 aceleradoras em 7 estados brasileiros e mais de 50 parceiros públicos e privados. Além disso, realiza eventos de mentoria, Welcome Aboard, Demo Day nacional e internacional em São Francisco, missões internacionais como a realizada em junho de 2015 para a London Technology Week, participação em feiras e eventos parceiros, e acesso ao mercado e a investidores.
Sobre o programa
O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras, que visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica, as chamadas startups. O programa tem, ainda, parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para seleção de startups internacionais e espaço físico no Vale do Silício, na Califórnia, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para seleção de startups nacionais.
O programa Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais. Durante o ano, as startups selecionadas participam de eventos, recebem acompanhamento e tem a possibilidade de participar do Demo Day nacional ou internacional promovido pelo programa. O Start-Up Brasil integra o TI Maior, Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que por sua vez é uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que elege as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira e tem importantes players do setor como parceiros do programa. Site: www.startupbrasil.org.br, Facebook e @startup_br.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários