Site calcula as chances de um robô tomar o seu emprego

Por Junior Borneli
8 de agosto de 2018 às 16:05 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Muito tem se falado sobre as mudanças nas relações de trabalho e emprego. Inúmeras profissões vão desaparecer nos próximos anos e outras tantas serão criadas.
Segundo estudo da McKinsey, cerca de 800 milhões de pessoas perderão seus empregos até 2030, sendo substituídas por robôs e por programas munidos de inteligência artificial.
Este assuntos, aliás, serão tema do RH Day 2018, maior evento sobre o futuro do trabalho e do emprego já feitos no Brasil, sob a ótica das inovações, novas tecnologias e conceitos do Vale do Silício.
Para tentar mostrar o impacto dessas mudanças, o site www.willrobotstakemyjob.com traz uma lista de 702 profissões que serão impactadas – em diferentes níveis – pela tecnologia.
Os Taxistas, por exemplo, têm 89% de chances de serem totalmente substituídos por robôs (carros autônomos, no caso). Já para Engenheiros Eletrônicos, o risco é bem menor, de apenas 2,5%.
Juízes e Magistrados têm 40% de chances de não existir mais no futuro, enquanto as Secretárias devem se preocupar, porque a chance de perderem o emprego para um robô é de 81%.
Veja os riscos em algumas outras profissões:
- Técnico de Laboratório Oftálmico, 97%.
- Programadores de Computador, 48%.
- Mergulhadores, 18%.
- Secretárias de Consultório, 81%.
- Engenheiros Eletrônicos, 2,5%.
- Repórteres, 11%.
E a sua profissão? Vai existir daqui a 10 anos?
Há um estudo, publicado pela Organização Mundial do Trabalho, que afirma que 65% das crianças, que hoje estão no primário, vão trabalhar em profissões que ainda não existem.
E que 60% dos jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, estão ingressando em profissões que possivelmente não existirão mais em 15 anos, segundo a Foundation for Young Australians.
Dúvida disso tudo? Então procure no mercado um Operador de Drones com 5 anos de experiência. Ou um programador de computador com mais de 10 anos de experiencia em aplicativos para celular.
Se você realmente deseja saber qual será o futuro do emprego e das profissões, inscreva-se já no RH Day 2018. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários