Sete coisas que a Apple criou e os outros copiaram

Avatar

Por Paula Zogbi

20 de outubro de 2015 às 18:50 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Apple já foi acusada de copiar o Android algumas vezes, inclusive em julho deste ano. Mas isso não significa que a companhia criada por Steve Jobs não tenha tido algumas ideias muito boas – tão boas que outras empresas de tecnologia quiseram adotar também.

O iPhone é campeão nesse sentido de ser pioneiro e copiado, principalmente no design. O site Business Insider separou uma lista de funções criadas pela Apple que foram reproduzidas por aí. Confira:

1. Huawei

O novo celular da Huawei, com Android, possui uma função de sensibilidade de tela chamada Force Touch. O mesmo nome foi usado em uma tecnologia muito semelhante nos Apple Watch, um ano antes.

O Force Touch da Huawei permite que a tela do celular detecte diferentes níveis de pressão, assim como o Force Touch do Apple Watch e o 3D Touch do novo iPhone 6S.

2. Smartphones dourados

Depois do lançamento do iPhone 5S, em 2013, começaram a pipocar outros aparelhos de cor dourada no mercado.

A Samsung havia lançado versões nessa cor muito antes de 2013, mas a tendência não havia pegado. Agora, depois do lançamento do S5, a Samsung voltou à cor com o Galaxy S4, a HTC lançou um modelo do One M7 e há boatos circulando sobre um LG G2 também dourado.

3. Parte traseira feita de vidro

Assim como o iPhone 4 e o iPhone 4S, alguns lançamentos da Samsung – Galaxy S6, Note 5 e S6 Edge – possuem a parte traseira em vidro. Agora a maior parte dos iPhones é feita de metal mesmo, mas nada impede que a tendência tenha tido adesão tardia, certo?

4. Androids “gêmeos”

Há alguns Androids que se parecem muito com os novos iPhones. Um deles é o Lenovo S90, por exemplo, que tem as mesmas pontas arredondadas e metalizadas (e, na verdade, todo o resto também é parecido).

Até o material publicitário é meio semelhante:

5. Laptops parecidos com os MacBooks

O design de metal em laptops leves, lançado pela Apple no MacBook Air, é visto em diversos computadores por aí, de marcas como HP e Asus. O Cult of Mac fez até uma lista.

6. Ícones do Apple Watch

O Gear S2, da Samsung, não se parece com o Apple Watch no geral. No entando, os ícones redondos do gadget se parecem com pequenas bolhas, exatamente como os do relógio inteligente da Maçã.

7. Tablets semelhantes ao iPad

Antes do iPad, a maior parte dos tablets vinha com molduras maiores, muitas vezes com vários botões. Depois do lançamento do primeiro tablete da Apple em 2010, os designs mudaram radicalmente, como mostra a imagem abaixo, do MacRumors.

Bônus: “mais uma coisa…”

Steve Jobs criou a fama de anunciar novos produtos com o slogan “one more thing…” (“mais uma coisa”, em português). Em julho deste ano, o CEO da Xiaomi Lei Jun fez exatamente a mesma coisa, como mostra este tweet.