Série sobre UX dá dicas de como aplicar user experience em projetos

Avatar

Por Cedro Technologies

26 de outubro de 2016 às 17:12 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O sucesso de uma startup, negócio digital ou aplicativo depende de quanto o produto ou serviço resolve um problema real dos usuários e de que maneira. O foco agora se encontra no modo como as pessoas utilizam os sistemas e como tornar tudo isso mais positivo para todos os envolvidos.

A experiência e o produto

Don Norman, Design Thinker e cientista que cunhou o termo User Experience no início de 1990, quando trabalhava na Apple, define UX como “tudo relacionado a sua experiência com o produto. Talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém.” Ou seja, essa prática se refere a quando um produto é desenvolvido e pensado muito além de sua usabilidade.

Segundo uma pesquisa recente da Hyper Island, a experiência do usuário será mais importante que o preço como diferencial competitivo. Além disso, projetos que destinam orçamento em pesquisas de usabilidade geralmente melhoram seus indicadores de sucesso. Assim, é crucial não menosprezar a importância de inserir processos de UX em seu empreendimento. A boa experiência do usuário causa satisfação e fidelidade ao produto ou serviço que você oferece, além de gerar economia para o seu negócio, já que é mais barato envolver usuários no processo de desenvolvimento da solução desde o começo, evitando retrabalhos futuros.

Série sobre UX

Rafael Siqueira, especialista em design e user experience, comanda a websérie “Falando sobre UX”. Nela, ele desconstrói alguns conceitos clichês sobre o tema e avisa: “Experiência do usuário é, acima de tudo, um mindset”. Com o objetivo de disseminar ainda mais o assunto, explicando o que é o termo, por que é tão importante, quais áreas da empresa devem se preocupar e como minimizar erros, a série de vídeos ainda mostra algumas dicas para aplicar a metodologia e ser mais assertivo em um projeto.

Assista à série logo abaixo. Aproveite e baixe gratuitamente um ebook sobre lançamento de apps para startups e negócios digitais.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=videoseries?list=PLoiRKSMvXcR_yCj0V62a799qzFqiyLDXT]

Este blog da Cedro Technologies será atualizado semanalmente com conteúdos exclusivos e artigos sobre startups, empreendedorismo, fintechs, tendências digitais e outros assuntos relacionados.