Será que realmente precisamos de uma carteira física no bolso?

Avatar

Por Felipe Wasserman

31 de outubro de 2016 às 19:37 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo e a minha carteira sempre tá cheia de coisas, mas de vez em quando eu decido dar uma arrumada e percebo que praticamente tudo lá não me é útil!

Eu tenho diversões cartões tanto de crédito quanto débito, de associações e planos, CNH, moedas que praticamente não uso, algumas notas, vários cartões de visitas e alguns papeis perdidos como recibos e etc.

Nesta hora eu me pergunto! O que disso tudo eu realmente preciso carregar!

Dinheiro e moedas eu praticamente não uso!

Cartões e outros sistemas de pagamento deveriam ser já banidos! Hoje já é rotina pegar um Uber, entrar num estacionamento ou ir no cinema e nem tocar na carteira pois já foram pagos tanto por um sistema ou por aplicativos.

A tecnologia já existe e é cada vez mais presente, realmente fica complicado para mim entender por que eu preciso de cartões ou dinheiro ou qualquer coisa física para pagar qualquer coisa! Hoje até em caixa eletrônico você consegue fazer tudo somente com a sua digital! Acho que em menos de 3 anos não vamos usar nem cartão nem dinheiro, a dúvida é se vamos pagar com o celular ou por algum outro sistema!

Mas vamos aos próximos itens – Documentos! Não consigo entender por que eu preciso do número do CNH, do CPF, eleitor e da Identidade. Um só já deveria ser suficiente? Entretanto aí vai a verdadeira pergunta por que eu preciso de algum documento para provar que eu sou eu! Até o Facebook já consegue me taguear automaticamente em fotos e já existem milhares de tecnologias muito mais modernas para descobrir quem eu sou sem eu ter que mostrar um papel com a minha foto! Não dou nem mais 5 anos para estes documentos sumirem de modo físico, teremos somente um número para verificação e só!

Cartões de visita só meramente formalidades, eu pego adiciono a pessoa no Linkedin e perco o cartão. Hoje é parte da rotina de negócios, mas não deveria durar muito tempo também!

Espero muito que em 5 anos carteira seja meramente um objeto de decoração para quem gosta e não algo realmente necessário de se ter!

Viva a tecnologia!

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]