Se há uma bolha, o Ronaldinho Gaúcho pode ser o sinal dela

Bolhas são sempre debates de estudo e nunca são certezas absolutas (ou não seriam bolhas), mas o mercado tem feito algumas coisas irracionais recentemente

Avatar

Por Da Redação

3 de março de 2016 às 14:20 - Atualizado há 4 anos

Quem se lembra da bolha das dotcom de 2000, certamente vai lembrar da euforia que aconteceu pouco antes do crash. As empresas de internet contratavam grandes celebridades para anunciar seus serviços. E muitas delas tinham muito dinheiro de investidores para torrar neste e em diversos outros gastos duvidosos.

Talvez isto esteja acontecendo novamente. Bolhas são sempre debates de estudo e nunca são certezas absolutas (ou não seriam bolhas), mas o mercado tem feito algumas coisas irracionais recentemente. Se em 2000 eram os investidores em aberturas de capital na Nasdaq, atualmente isto é feito com dinheiro privado. E se há dinheiro fácil para muitas startups, é capaz que algumas tomem decisões financeiras questionáveis.

Não foi com pouca surpresa que eu vi, hoje, em minha timeline do Facebook, o Ronaldinho Gaúcho fazendo uma propaganda para o happn, um aplicativo de “paquera” que compete com o Tinder. O jogador que metade do Brasil acredita ser um grande mercenário. Mas embora eu, que torço para o Atlético Mineiro, saiba que isso é uma grande mentira, também sei que a propaganda com ele barata não é.

Talvez estejamos no momento em que as celebridades anunciam as startups. Eu não sei e não tenho como saber qual o retorno de uma celebridade global como o Ronaldinho Gaúcho pode trazer para o Happn. A repercussão foi boa, as pessoas fizeram piadas com os “dibres” do R10 e, galenteador como ele é, certamente ele pegou o contato de algumas mulheres.

Mas talvez seja o exagero característico de uma bolha. Só o tempo dirá se há uma bolha e talvez o Happn seja um dos sobreviventes dela. Ou talvez uma casualidade.

Uma pausa para um esclarecimento que eu acho importante: “mas vocês do StartSe estão falando abertamente de uma bolha no mercado de startups? E toda aquela história de que isso é um investimento sábio e interessante?”. Claro. Nossa intenção nunca foi enganar e ludibriar o leitor. Muito pelo contrário.

Estamos em um momento extremamente delicado que a quantidade de conhecimento fará muita diferença entre um bom investimento. E por isso dedicamos nossas energias para ensinar a maior quantidade de pessoas a fazerem as coisas certas, como quem sabe fazer, para diminuir os riscos e conseguirem ganhar dinheiro.

É bem válido lembrar que a Amazon, uma das maiores empresas do mundo, estava entre as companhias dotcom que, diziam, quebrariam. O Google também começava a se desenhar naquela época e foi beneficiado pelo frenesi. E estão aí, firme e fortes. Seus investidores, também alcançaram um nível material considerável.

Só não queremos que você invista nas empresas ruins.

 

happn é o primeiro aplicativo que te permite encontrar uma pessoa com quem você se cruzou na vida realTestado e aprovado => http://gethap.pn/jmaObE

Publicado por Ronaldinho Gaúcho em Quarta, 2 de março de 2016