Saiba o que a Uber está fazendo para reconquistar seus motoristas

Avatar

Por Isabella Câmara

28 de novembro de 2016 às 15:39 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Durante o seu processo de crescimento a Uber manteve um foco gigantesco nos clientes, buscando oferecer um serviço prático e com alta oferta, além de preços muito abaixo das soluções já existentes para transporte individual urbano.

O grande problema é que nesse processo duas coisas foram aos poucos sendo deixadas de lado: A qualidade do serviço que começou a cair a medida que o número de motoristas subiu, e juntamente a isso a própria qualidade do atendimento aos motoristas, que diferentemente dos usuários do serviço não receberam tantos cuidados da empresa, além disso mudanças recentes nas opções de pagamento que agora podem ser feito em dinheiro em conformidade com o codigo de defesa do consumidor que obriga todas as empresas operando no Brasil a receberem pagamentos em moeda corrente, mas que aumentou os riscos para os colaboradores, que hoje sofrem em média 1 assalto a cada 8 horas.

Com a queda da qualidade do suporte dado aos motoristas, as reclamações começaram a surgir, isso, alinhado com o surgimento de concorrentes a Uber que oferecem melhores condições aos parceiros, vários motoristas abandonaram a empresa, e com isso um problema quase impensável, começou a se tornar uma possível realidade, forçando a Uber a tomar medidas para não perder seus motoristas e poder continuar fornecendo um serviço com preços competitivos.

Agradecimentos aos motoristas

A grande aposta da Uber para começar a reverter o quadro de insatisfação dos motoristas é o lançamento dos “Compliments”, ou elogios, uma forma que permite que os passageiros enviem algum tipo de reconhecimento aos motoristas no final de cada viagem, mostrando assim mais apreço e agradecimento pelos serviços prestados.

Uber Sketch

Um dos primeiros designs da nova funcionalidade da Uber

A Uber percebeu que ao receberem feedbacks dos clientes, os motoristas se sentiam mais felizes e valorizados, e esse reconhecimento se traduzia na prestação de melhores serviços e uma melhoria geral na experiência de uso do aplicativo para ambos os lados.

uberapp_il1-1-605x1024

Compliments funcionando dentro do App

A nova opção de compliments já está funcionando, para usar essa opção basta avaliar seu motorista com 5 estrelas ao final de uma viagem, e você será convidado a deixar seu elogio.

Muito além dos Stickers e Emojis

Porém a Uber sabe que se quiser manter seus motoristas satisfeitos e expandir sua base, ela vai precisar de muito mais do que elogios e stickers bonitinhos, ela precisa melhorar seu suporte, e ajudar seus parceiros a fazerem cada vez mais dinheiro. Uma das formas de fazer isso, é o novo recurso em testes chamado “Driver Destinations”, onde o próprio motorista indica para onde está indo e o sistema tenta encontrar corridas que não o tirem de sua rota inicial, tornando um caminho que teria que ser feito normalmente, em uma chance de lucro maior.

Além disso, para garantir que o sistema seja melhorado da melhor forma possível, tanto para motoristas quanto passageiros, Nundu Janakiram chefe do time de desenvolvimento de produto da Uber, faz com que todos os membros do seu time sejam motoristas regularmente ao redor da região de São Francisco, ele brinca que se você pegar um Uber na cidade, existe uma chance real de que o seu motorista seja um executivo da empresa, aprendendo como criar uma solução a cada dia melhor para todos.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]