Saiba (finalmente) o que significa o "i" de iPhone, iPad, iMac…

Avatar

Por Paula Zogbi

19 de fevereiro de 2016 às 14:58 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Desde o primeiro iMac, em 1998, boa parte dos produtos da Apple possui a misteriosa letra no início dos nomes, em boa parte responsável por pela identidade da marca. Mas poucas pessoas realmente sabem o que ela significa.

De acordo com Steve Jobs, na ocasião do lançamento do iMac, a letra fazia referência à palavra internet: “o primeiro uso que consumidores dizem querer fazer do computador”. Era o início da grande onda de adesão em massa da internet.

Mas e os primeiros iPods? Eles não possuíam acesso à internet.

Na mesma apresentação de 1998, Steve Jobs atribuiu um significado muito mais amplo à letra. “Somos uma companhia de computação pessoal, e ainda que tenha sido lançado para se conectar, também é um belo produto por si só. Também almejamos que ele seja usado para a educação. Eles querem comprar isso. E é perfeito para a maior parte das coisas que fazem em instituições de ensino [instruction]”.

A partir daí, o “i” de “internet” e “instruction” passou a ser ainda mais famoso com o lançamento de diversos produtos, sendo hoje o iPhone o principal deles.

A pergunta seguinte é: o que significa “pod”? Há quem diga que seja uma sigla para “portable on demand” ou “portable open database”. Um dos significados da palavra “pod” é uma pequena nave que pode ser desconectada da principal e voar sozinha. Qualquer um deles faz bastante sentido.