Residente do Cubo: conheça o fundo de investimentos Amigos da Poli
Por Lucas Bicudo
6 de fevereiro de 2017 às 13:59 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Cubo Coworking Itaú recentemente comemorou seu primeiro aniversário e promoveu um evento para empreendedores, investidores, representantes de grandes empresas, imprensa, startups e influenciadores do ecossistema. O StartSe esteve lá e teve a oportunidade de conhecer de perto as residentes da casa e seus projetos inovadores. Queremos te contar uma por uma, por isso damos início a série Startups do Cubo. O de hoje não é uma startup, mas sim um fundo de investimentos: Amigos da Poli.
Inspirado nos modelos de endowment de universidades norte-americanas, como Harvard e Stanford, o fundo capta doações com o objetivo de apoiar financeiramente projetos que complementem a formação dos alunos de engenharia da USP.
Amigos da Poli segue as melhores práticas de governança e transparência, com foco na perpetuidade e manutenção do capital doado. Todo o montante proveniente das doações é investido e os rendimentos desses investimentos que financiam os projetos.
Atualmente, o fundo tem patrimônio superior a R$ 10 milhões, formado a partir de contribuições de mais de 500 “Amigos da Poli”. A iniciativa recebe doações de qualquer quantia e a maior parte vêm de pessoas físicas – ex-alunos que encaram a atividade como uma forma de retribuição à Poli.
Desde a sua criação, em 2012, já foram apoiados 40 projetos, que totalizam R$ 1,2 milhão. Eles são selecionados por editais anuais e as propostas passam por uma rigorosa análise da Diretoria e do Conselho Deliberativo.
Exemplo é a rede pluviométrica urbana de baixo custo destinada para a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os alunos desenvolveram um pluviômetro mais barato e tão ou mais preciso quanto os já existentes no mercado.
Outros projetos bem-sucedidos foram divulgados em universidades renomadas, como Stanford e Trinity College, e em conferências internacionais, como a Habitat III da ONU e a Walk 21. Já em outro evento, a equipe ThundeRatz, de robótica, ganhou duas medalhas de ouro na maior competição do mundo: a RoboGames 2016.
Confira esses vídeos sobre as atividades do fundo:
Amigos da Poli
Projeto: Próteses e órteses de baixo custo
Projeto: Desenvolvimento integrado de produtos
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários