Renault quer acelerar e premiar estudantes para desenvolver projetos

Da Redação

Por Da Redação

30 de agosto de 2016 às 11:46 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Mais uma grande empresa que entende a necessidade de trabalhar junto com startups e inovadores: a Renault, que através do seu instituto e em parceria com a PUCPR lança o Desafio Renault Experience 2.0. Esta já é a quinta edição do programa, mas agora ela vem com uma roupagem totalmente nova.

A intenção é “transformar as ideias de estudantes universitários de todo o Brasil em realidades prontas para gerar impactos concretos no futuro do automóvel e da mobilidade urbana”. Os projetos deverão ser desenvolvidos a ponto de ser adotados pelo mercado. “O mundo atual pede pessoas cada vez mais inovadoras e empreendedoras na busca por soluções para transformar a forma como nos deslocamos. O Instituto Renault entende seu papel como motivador dessas transformações, que são chaves para uma sociedade mais eficiente e consciente. Por isso, criamos o Renault Experience 2.0: o programa que vai ouvir, desenvolver, testar e investir nas suas ideias – que no final, podem se transformar em uma Startup”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

O programa, que foca projetos de Mobilidade e Conectividade, tem três fases: ideathon, Business Lab e Aceleradora Renault. As equipes participantes irão desenvolver seus projetos por meio de uma plataforma on-line e também contarão com o acompanhamento de profissionais experientes e de executivos da Renault ao longo do processo.

As inscrições no Renault Experience 2.0 podem ser feitas até o dia 11 de setembro através do site da companhia.

Para entrar para o programa, é necessário montar uma equipe de três a cinco pessoas. Todos os integrantes devem estar matriculados em um curso superior, em qualquer instituição, período ou área. A equipe também deve ser multidisciplinar, o que proporciona maior criatividade e poder de inovação.

Ela deve conter, alunos de, no mínimo, dois cursos diferentes, mas todos devem ser da mesma instituição de ensino. Por fim, a instituição de ensino deve indicar um professor orientador, que será o conselheiro dos estudantes no projeto.  O Renault Experience 2.0 conta com a parceria da Michelin, do Sebrae e do Banco Renault.

Etapas

O processo do Renault Experience 2.0 vai até agosto de 2017. Saiba mais sobre as etapas do programa:

Ideathon  – Suas ideias movem equipes. Na primeira fase, as equipes vão criar soluções com foco no design de produtos e serviços. Nesta fase, ainda não é necessário ter uma ideia formatada. Durante o Ideathon, as equipes receberão diversos conteúdos para inspirar e gerar insights. Depois de formuladas, prototipadas e testadas, as 30 melhores soluções passarão para a próxima fase.

Business Lab  – Suas ideias movem barreiras. Nesta fase, o serviço ou produto criado serão transformados em um modelo de negócio. As equipes serão instruídas para que o projeto evolua até ganhar a forma de uma startup. A partir dos resultados obtidos, três equipes serão selecionadas para a última etapa.

Aceleradora Renault – Suas ideias movem o mundo. Na reta final, as três equipes serão instaladas na Aceleradora Renault, em Curitiba, com tudo pago, onde passarão por uma preparação intensiva de três semanas para fazer a empresa decolar. Os projetos receberão investimento da Renault do Brasil. As equipes selecionadas terão contato direto com os melhores executivos da Renault e do mercado.“Forneceremos o suporte necessário, com o auxílio de executivos da Renault, para que esses projetos cheguem ao mercado com força em imagem, verba para markerting e boas conexões para negócios”, completa Ferreira.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!