Porque as redes sociais devem ser seu maior aliado no marketing digital

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

27 de abril de 2017 às 18:47 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Com o mundo cada vez mais online e um número crescente de usuários na internet, o empreendedorismo digital é uma realidade cada vez mais consolidada no país. Para alcançar sucesso em seus negócios, esses empreendedores estão tendo que rever suas estratégias de marketing e se adaptar ao contexto web, pois estão entendendo que esse é canal de comunicação de preferência de grande parte do público.

Isso acontece porque as pessoas perceberam na internet o meio mais rápido e eficaz na hora de relatar suas experiências positivas ou negativas com um produto, principalmente quando pensamos no distanciamento causado pelas propagandas tradicionais, como anúncios em revistas ou comerciais na televisão. A audiência não quer saber mais de apenas ouvir – agora elas também querem falar com as marcas!

Com um público mais exigente, crítico e cético em relação às propagandas tradicionais, surge um novo quadro de relacionamento. E nenhuma plataforma diz mais de relacionamento e interação do que as redes sociais, não é mesmo? Por isso, esse é o ambiente perfeito para quem deseja se adaptar a essa demanda de conexão mais personalizada com seu público.

Por isso, se você já é um empreendedor digital, ou tem interesse em se aventurar por esse mundo,  e quer saber como se inserir no mundo web, trouxemos 5 práticas saudáveis para quem quer se dar bem nas Redes Sociais e conseguir expandir seu público.

#1 Tratamento personalizado

O primeiro passo para desvendar o mundo web é entender que essa é uma rede de conexão e, por isso, as pessoas esperam um tratamento mais humano e pessoal quando conversam com ou sobre uma marca.

Já se foi o tempo das respostas automáticas – o que funciona agora são as interações mais personalizadas. É importante que você separe um tempo para conseguir responder os comentários em suas publicações, por exemplo, de uma maneira mais individualizada – mostrar que você escuta seu público e se importa com ele é uma das maneira de se destacar entre outras marcas. Vale chamar pelo nome, tentar resolver algum problema que reportado, agradecer comentários positivos e dar dicas extras a quem falar com a sua marca.

#2 Pense em conteúdo

É claro que conseguir vender seu produto ou ideia é seu foco principal, mas você não deve utilizar as redes sociais apenas como uma plataforma de divulgação. Fazer propaganda do seu negócio é fundamental, claro, mas, para sobreviver no mundo web, é preciso casar esse discurso com a produção de conteúdo.

Em um contexto onde a maior parte dos usuários se sente mais atraído por marcas preocupadas em levantar assuntos e discussões relevantes, é preciso adaptar seu discurso à produção de conteúdo – por isso, coloque-se no lugar do seu da sua persona e pense temas que chamam sua atenção. Esse conteúdo pode ser abordado das mais diversas maneiras, como por meio de postagens educativas, inspiradoras ou até mesmo de entretenimento.

#3 Use virais no seu conteúdo

No mundo online sempre estão surgindo memes e virais, e uma boa estratégia para aproximar o público do seu negócio é fazer uso desse lado humorístico da internet. Por isso, fique atento ao que as pessoas estão falando e aproveite para colocar o discurso da sua marca em algum outro que está em alta Pode ser uma piada, uma acontecimento ou até mesmo um filme que está sendo muito comentado: essa é a sua chance de conseguir fazer mais pessoas te notarem.

#4 Use influenciadores

Os influenciadores digitais são praticamente as celebridades do mundo virtual. Com tantos seguidores e admiradores, nada melhor do que conseguir que eles falem sobre seu produto, não é mesmo? Conectar-se com pessoas prestigiadas dentro da sua área de atuação pode fazer com que mais gente conheça e tenha interesse no seu negócio.

#5 Otimize a linguagem de acordo com seu público

Também é muito importante que você se preocupe em adequar a linguagem utilizada.

Primeiro, estude seu público e entenda como ele se comunica – assim você vai saber se deve tratá-lo com uma de forma mais séria ou de maneira descontraída e brincalhona. Independentemente da sua escolha, porém, tenha sempre em mente que apesar da internet dispensar formalidade, você deve sempre se atentar à norma culta na hora de escrever suas publicações – escrever errado pega super mal para a imagem do seu negócio.


Agora que você já sabe essas dicas valiosas, é hora de saber como produzir conteúdos que vendem! Para te ajudar, elaboramos um ebook com as melhores estratégias para atingir sua audiência, criar relacionamentos, gerar valor e potencializar suas vendas. Vale a leitura!

redes sociais conteudos que vendem material