ReclameAQUI muda de estratégia e fica mais "bonzinho"
Por Paula Zogbi
16 de março de 2016 às 09:00 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Com base na observação do comportamento de seus usuários, o ReclameAQUI decidiu renovar todo o seu site, tirando o foco do consumidor que quer reclamar e priorizando aquele que tem a intenção de pesquisar e comprar.
“Hoje, 5% da nossa base de usuários que entram no site vão para reclamar, enquanto 95% vai apenas pesquisar a reputação da empresa”, explica Felipe Paniago, Diretor de Marketing do ReclameAQUI. “Pensando nisso, saímos do tom negativo e passamos a focar no positivo, para melhorar a experiência do consumidor”, diz. O novo site entrará no ar nesta quarta, 16 de março.
Com páginas mais segmentadas em categorias, a navegação para quem quer de fato pesquisar onde comprar produtos determinados fica mais intuitiva, e poderá até saber em quais categorias as empresas tiveram mais reclamações e a eficiência das mesmas em resolver problemas – que forma o selo de qualidade de cada uma.
“O consumidor já está mais preocupado com a reputação da empresa em que vai comprar do que com os preços que vai pagar. As pesquisas mostram isso”, complementa Felipe.
Compras
Em setembro do ano passado, a Óbvio Brasil, holding que detém o ReclameAQUI, adquiriu o site de compras e cashback Mooba, que oferece de volta ao usuário parte da comissão paga pelas varejistas à plataforma a cada venda.
“Seria um pouco estranho para quem acessa reclamar e comprar em uma mesma plataforma”, comenta Felipe. Daí veio a parceria: o Mooba lista sites avaliados no ReclameAQUI, e também há a possibilidade de usar as ferramentas de avaliação e reclamações através da própria plataforma de compra. “É exigência para estar no site que a empresa tenha uma reputação boa, só eles entram”, explica José Eduardo Rangel, CEO do Mooba.
O site também propõe uma abordagem personalizada, usando as ferramentas de pesquisa do ReclameAQUI para ofercer descontos direcionados aos usuários e focar mais ainda na experiência positiva do consumidor.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários