Quem é o Novo ‘Vale do Silício’ que já investiu U$55 bi em Empresas Brasileiras (e como ser uma delas)?

Por Victor Hugo Bin
7 de junho de 2019 às 17:02 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Chamamos de “Nova”, mas ela existe há pelo menos 30 anos. No Brasil, ela investe há no mínimo 10…
O mundo já teve muito mais “Vales do Silício” do que conhecemos.
A Itália, durante a Renascença, liderou os maiores avanços artísticos, científicos e matemáticos da época.
Durante o Iluminismo, os cafés era de onde saíram os grandes pensadores e filósofos…
Durante o Modernismo, os salões parisienses eram os centros de criatividade e inovação…
Esses lugares eram onde as pessoas se reuniam, discutiam suas visões de mundo e dali surgiam novas ideias.
Desde os anos 40, o bastão foi passado para o Vale do Silício, e os impactos e benefícios são notados até hoje.
Empresas como Uber, Instagram, Facebook, Apple estão com a gente diariamente.
Entretanto…
Agora, há pelo menos 15 anos, todas as pesquisas, dados econômicos, mercados e tecnologias estão apontando que um ‘Novo Vale do Silício’ surgiu…
Melhor dizendo: uma nação com 4 Vales do Silício surgiu.
A China é considerado por muitos, o Vale do Silício da atualidade.
Ela coloca todo ano pelo menos 1 empresa entre as mais valiosas do mundo, e cria em média 2 empresas unicórnio (com mais de U$1 bi de valor de mercado) por semana.
Agora tem planos de até 2030 ser Líder Mundial no Mercado de Tecnologia.
A nação se tornou a maior parceira comercial do Brasil nos últimos anos, e o estreitamento nesta relação fez a Gigante do Oriente investir pelo menos U$ 55 bilhões de dólares em empresas e setores estratégicos no Brasil.
Cerca de 212,87 bilhões de reais (em valores atualizados).
De acordo com o especialista em Relações Internacionais, Tulio Cariello, que acompanha os investimentos chineses no Brasil desde 2012, os benefícios entre as duas nações é bem clara:
Os benefícios dos investimentos chineses no Brasil são bastante evidentes: contribuem para a geração de empregos, aumentam a produtividade em determinados setores, possibilitam transferência de tecnologia, criam redes de interconectividade entre empresas chinesas e fornecedores locais, trazem projetos para regiões menos desenvolvidas do país e tendem a diminuir gargalos de infraestrutura.
Os setores com mais investimentos chineses são inúmeros, passando por indústrias diversas, agronegócio, tecnologia, finanças e, mais recentemente, a área de geração e transmissão de energia.
Quem acompanha o mercado de tecnologia e startups já notou o quanto as empresas brasileiras podem se beneficiar das chinesas.
No começo de 2018, o grupo chinês Didi Chuxing compra o controle da 99, tornando ela a primeira empresa unicórnio do Brasil.
No final de 2018, a Tencent investiu 200 milhões de dólares na maior fintech brasileira, o Nubank, agora avaliada em U$ 4 bilhões.
Tudo mostra que esse interesse gigantesco no Brasil não para por aí…
Por outro lado, 99% das empresas e startups brasileiras nada sabem, ou sabem muito pouco sobre como a China e as empresas de lá funcionam.
E com isso perdem chances milionárias de fazerem negócios, captar investimento ou ganharem novos mercados.
Por exemplo, hoje mesmo, no Brasil, 3 grandes mercados (educação, finanças e varejo) estão crescendo com muita força…
Se quiser saber mais sobre como a China pode impactar esses mercados no Brasil, acesse aqui um report completo feito pela StartSe.
Mas as empresas dessas indústrias estão perdendo a chance de aprender com as chinesas a como usar tecnologias, escalar mercados e atingir clientes.
O risco de não aproveitar essa “onda”, é que uma hora esses mercados vão desaquecer, a concorrência vai aumentar, as tecnologias que hoje poucas usam serão massificadas e a chance que as empresas estão tendo agora pode demorar anos para acontecer de novo…
Como Entender as Empresas Chinesas, Aprender o As Estratégias e Métodos que Elas Usam e Fazer Networking com Essas Empresas – Tudo isso Sem Sair do Brasil?
A StartSe é uma das poucas empresas brasileiras que têm acesso e proximidade com essas empresas diretamente na China, com nossa sede em Shanghai.
E graças a isso, traremos pelo segundo ano seguido os representantes mais importantes dessas empresas para a Edição do China Innovation Day.
O único evento do Brasil onde Empreendedores, Executivos, Startups e Empresas Nacionais e da China irão se unir para aprender e fazer negócios juntos.
Você não precisa entender do mercado chinês ou de tecnologia para participar do evento, pois o intuito é você ter acesso a tudo isso lá mesmo, ao vivo e aprendendo com os maiores players do mercado.
A edição deste ano será no Expo Center Norte em SP, no próximo dia 18 de junho.
Você terá acesso a palestras, ao Startup Village onde as startups vão estar para você fazer networking, Happy Hour pós-evento na faixa para você aprofundar o contato com os players do evento e da feira e ainda acesso a um aplicativo para ter contato com todos os participantes do evento, para vocês fazerem parcerias e negócios depois se você quiser.
Os ingressos estão nas últimas unidades, e com um desconto promocional de 30% OFF.
>>Clique aqui para garantir seu ingresso e saber mais sobre o evento
Faça como o Wener, o Cristiano, o Antonio, o Cláudio e os mais de 2 mil participantes da edição do ano passado:
Uma Imersão na China em Apenas 1 dia – Wener
Incrível! Conteúdo ótimo, bem organizado. Confortável…localização bem escolhida! E tema fora do senso comum!! Um evento de futuro e tech sem falar de Facebook e Google! Fantáaaastico. Melhor evento do ano! – Cristiano Pierobon
Evento nota 10 pois abrange tópicos muito importantes e fora do meu conhecimento sobre o mercado da China, mesmo sendo um importador há 7 anos; os palestrantes de muita qualidade técnica e propriedade – Antonio Carlos
A possibilidade de enxergar o futuro aqui é agora , fora a possibilidade de poder surfar essa onda aqui no Brasil!! – Claudio Muller
Conheça e veja de perto as maiores inovações e tecnologias que o Novo Vale do Silício está trazendo pro mundo, e aproveite esse movimento para mudar sua empresa e a sua forma de fazer negócios aqui no Brasil.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários