Portugal é um país a considerar na internacionalização de startups brasileiras?

A CaptureDOC é um bom exemplo de sucesso internacionalizando-se desde a primeira hora, do Brasil para Portugal

Avatar

Por Ricardo Pereira

21 de novembro de 2016 às 16:39 - Atualizado há 3 anos

Como país-irmão, Portugal é uma porta de entrada natural na internacionalização das startups brasileiras. Geograficamente, situa-se em ponto estratégico em relação à europa, tecnicamente tem recursos humanos bem formados e ao nível dos melhores do mundo e naturalmente a língua comum ajuda na adaptação da startup a um primeiro ambiente externo.

A CaptureDOC é um bom exemplo de sucesso internacionalizando-se desde a primeira hora, os seus primeiros passos foram iniciados no programa Startup NAVE da universidade brasileira Estácio de Sá, Rio de Janeiro, com o apoio da Microsoft BizSpark.

Por influência de um mentor no StartSe decidiram iniciar a sua jornada empreendedora a partir de Portugal para o mundo, ou seja, fez o caminho inverso em relação a outras startups brasileiras, decidiu iniciar a atividade desde logo em Portugal aproveitando o programa de financiamento do governo português e União Europeia “Portugal 2020” e a nacionalidade portuguesa dos seus fundadores, Alex Bordalo e Fernando Adelino. Neste momento desenvolve operações em Portugal, Brasil e Angola.

A CaptureDOC vem resolver um problema real nas organizações: a desmaterialização do processo. O Gartner Research Group, mostra que o tempo que cada funcionário desperdiça com a falta de gestão de documentos eficaz representa uma perda de US$ 4.800 por ano. A solução da CaptureDOC permite que qualquer documento, seja ele padronizado ou não, tenha todos os seus dados importantes para a empresa capturados de forma rápida, segura, relevante e descentralizada, garantindo eficácia da transformação digital. Os dados guardados podem ser partilhados entre as diversas plataformas – SharePoint, SAP, MS Dynamics e outros – existentes no mercado.

O seu valor já foi reconhecido pela Xerox criando uma parceria para tornar a gestão de documentos mais simples e eficiente. Para quem não conhece a Xerox é uma das maiores fabricantes de impressoras profissionais no mundo, vendo na CaptureDOC um produto que agrega valor à oferta prestada aos seus clientes.

Este é um bom exemplo de uma startup que resolve um problema relevante nas organizações, todos os aspirantes a empreender devem ter a CaptureDOC como uma boa referência a seguir. Se os empreendedores tiverem como foco a resolução de problemas reais na sociedade, a sua evolução e realização pessoal será uma certeza, quanto maior for a dimensão do problema.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]