Por que usar vídeos para treinamento corporativo na sua empresa?

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

29 de março de 2018 às 16:23 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Muitas empresas, hoje em dia, já entendem os benefícios de um treinamento interno de qualidade. Afinal, em um mercado tão competitivo quanto o atual, quanto melhor sua equipe, mais você se destaca, certo? Investir em um bom treinamento corporativo é essencial para aumentar a produtividade, engajamento e motivação dos funcionários. Por exemplo, ensinar novas técnicas e dar novas responsabilidades é uma ótima forma de evitar com que o trabalho dos funcionários fique monótono e desmotivante. Investindo em um bom treinamento, você investe não somente na realização da tarefa, mas também no desenvolvimento das pessoas ao seu redor. E lembre-se, as pessoas são muito importantes para o seu negócio!

Muitos empreendedores podem dispensar os treinamentos acreditando que são caros demais e não dão resultados, e é por isso que acreditamos que você deve investir em vídeos online para seus treinamentos corporativos? Confira nesse artigo quais

O que é um treinamento corporativo?

Antes de entender porque os vídeos online podem ser a solução para seus treinamentos, primeiro vamos saber exatamente o que um treinamento corporativo, de fato, é.

Em geral, um treinamento tem o propósito específico de capacitar uma pessoa para desempenhar uma nova tarefa ou um novo cargo. Por exemplo, se a empresa efetiva um estagiário, esse recebe novas atribuições e precisa ser capacitado para exercê-las, certo? Dessa forma, o treinamento diminui as chances de erros e, mais importante, deixa a estratégia de cada funcionário alinhado com o objetivo, a missão e os valores da empresa. Se todos da equipe estão voltados para o mesmo ideal, fica muito mais fácil trabalhar em conjunto e alcançá-lo.

Mas não confunda treinamento com desenvolvimento! O ideal é que o treinamento, ao contrário do desenvolvimento, seja rápido e objetivo, buscando resultados a curto prazo. O desenvolvimento pessoal de cada funcionário, por sua vez, já é um processo mais longo e constante.

Por que utilizar vídeos no treinamento corporativo?

Como já dissemos, os custos para um treinamento presencial podem ser altos, principalmente se a sua empresa tiver muitos funcionários e mais de uma localidade. Pense só nos custos de deslocamento e logística de organização. Sem contar que, com um treinamento presencial, ele precisará ser repetido várias vezes a cada vez que um novo funcionário precisar passar por ele.

Outros formatos, como texto, normalmente não agradam, não atraem e são considerados confusos. É por isso que os vídeos fazem parte da solução ideal para um treinamento efetivo, barato e interessante! Veja só alguns motivos para isso:

Conteúdo versátil

Vídeos são versáteis! Ao mesmo tempo que são amplamente usados no mundo do entretenimento, também já são extremamente efetivos para educação. Pense se você prefere assistir a uma explicação de um professor ou somente ler um conteúdo. Os vídeos são usados para ensinar algo de uma forma mais clara e, mesmo remotamente, mais próximos de uma interação cara a cara. Por isso são considerados uma das melhores formas de se passar um conteúdo a distância. Resumidamente, os vídeos facilitam – e muito! – o aprendizado do funcionário.

Maior alcance

Se você organizar um treinamento presencial terá um número limitado de pessoas que poderão comparecer, em relação ao espaço, certo? Os vídeos são ilimitados! Esse tipo de conteúdo alcança muito mais pessoas e, o melhor, é que só precisam ser gravados uma única vez para serem reproduzidos para centenas e até milhares de pessoas.

Menor custo

E se ele alcança mais pessoas, é uma excelente notícia que tenham um custo bem menor, certo? Se você gravar vídeos de treinamento para substituir os treinamentos e palestras presenciais, elimina os eventuais custos de transporte, hospedagem e alimentação. E como já falamos no item acima, é muito importante também considerar a economia de tempo. Por exemplo, se o treinamento é feito pelo CEO, só será necessário que ele grave uma única vez, podendo utilizar o restante do tempo que seria gasto em treinamentos presenciais para focar na melhoria do negócio.

Centralizar e uniformizar as informações

Esse é um benefício que muitos não levam em consideração. Utilizando uma estratégia de comunicação desse tipo, você garante que as informações estejam todas alinhadas. Isso ajuda a reduzir ruídos de comunicação, rumores, os chamados “papos de corredor” e outras práticas que podem afetar negativamente a sua empresa.

E aí, está convencido que os vídeos online são a solução para o seu treinamento corporativo? Aproveite esse formato de conteúdo versátil e comece a inovar agora mesmo!