Por quê um dia chuvoso é bom para a sua produtividade?

Avatar

Por Isabella Câmara

23 de janeiro de 2017 às 13:22 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Já tinha um bom tempo que eu vinha pensando sobre como o clima afetava a minha produtividade, e incrivelmente os dados que achei mostraram exatamente o contrário do que sempre acreditei, e depois de um tempo, isso fez muito sentido.

Um estudo realizado pela Harvard Business School mostrou que dias chuvosos aumentam a sua produtividade!

Parece estranho né? Mas é isso mesmo, ao contrário do que muitos sites que encontrei enquanto pesquisava sobre o assunto, o estudo cientifico da coisa mostrou que um clima chuvoso causou um impacto positivo na produtividade dos funcionários.

O estudo

Bem, vamos lá, o estudo foi realizado de uma forma bem objetiva.

Eles acompanharam um grupo de funcionários de um banco de médio porte no Japão (essa galera já é naturalmente muito produtiva), e observaram o número de tarefas finalizadas por cada funcionário em um dado período de tempo, e o clima durante aquele tempo.

Três hipóteses foram testadas:

1 – Um clima chuvoso aumentaria a produtividade;

2 – Um clima chuvoso reduziria a produtividade;

3 – O clima não teria influência nenhuma.

O estudo mostrou dados consistentes de que durante períodos chuvosos os funcionários do banco tinham um índice de tarefas finalizadas em um dado período de tempo maior, do que em dias ensolarados.

Você pode conferir o artigo aqui!

Produtividade e distrações

Bem, os dados estavam ali, mas como eles se justificavam? Foi aí que as coisas se tornaram claras pra mim: Foco.

Quando você está preso trabalhando em algo em um dia chuvoso, muito dificilmente você vai pensar em outra coisa, vamos lá, não existe muito o que se fazer em um dia em que está chovendo.

Talvez você gostaria de estar deitado dormindo e vendo netflix, mas fora isso, as opções são bem limitadas, assim sua mente não fica divagando em formas melhores de se aproveitar o dia.

Por outro lado, em um dia ensolarado de verão, você começa a pensar que poderia estar fazendo algo melhor do que trabalhar, especialmente se naquele dia em particular você estiver fazendo algo relativamente mais chato do que a média.

Os pensamentos paralelos não relacionados com o trabalho, eram mais comuns durante os dias ensolarados, enquanto que nos dias chuvosos eles eram menos frequentes, aumentando o foco e por consequência a produtividade.

Nem tudo melhora com a chuva

Porém é interessante notar que nem tudo melhora com a Chuva.

Sim, um dia chuvoso pode aumentar a sua produtividade individualmente, mas e caso você precise de uma reunião para tratar de algum assunto super sério?

Bem, nesse caso é bom seguir a abordagem da Unbounce e esperar um dia de sol.

Como você pode ver nesse outro texto, o clima também pode te afetar de forma negativa, te deixando mais triste ou letárgico, o que significa que caso precise pedir autorização para fazer algo, ou queira propor algum novo negócio ou parceria, a pessoa do outro lado pode estar menos aberta a isso.

Da mesma forma, um dia ensolarado pode te deixar mais propenso a gastar dinheiro, se você for um gamer, a steam summer sale faz mais sentido agora não é mesmo?

Usando isso ao seu favor

Bem, existem dois pontos principais nesse artigo que você pode usar ao seu favor agora mesmo.

O primeiro deles é aproveitar os dias chuvosos para produzir mais, com menos distrações o seu foco aumenta e você consegue dar 100% no que precisa fazer.

O segundo ponto é sempre que possível, deixar reuniões complicadas, ou pedidos que envolvam dinheiro ou autorizações complexas para dias com um clima melhor.

Por fim uma última dica, tente evitar de tomar decisões de compra em dias ensolarados, e faça um favor a sua carteira.

Aprenda mais sobre produtividade no blog SouHustler