Plataforma antifraude para e-commerces cresce 300% em relação a dezembro passado

Avatar

Por Lucas Bicudo

14 de julho de 2016 às 18:52 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Konduto é uma plataforma que oferece soluções antifraude para e-commerces. Suas operações datam o início de 2014, sob o comando de Tom Canabarro e Milton Tavares Neto, que tinham o objetivo de diminuir os índices de golpe em pagamentos online com rapidez, segurança e baixo custo para os lojistas.

Hoje, em julho e ao término do primeiro semestre de seu 3º ano de operação, um momento importante na trajetória da startup: foram contabilizadas 3 milhões de transações analisadas por mês, registrando um crescimento de 300% em comparação ao mês de dezembro do ano passado.

“Fechamos dezembro de 2015 muito felizes quando alcançamos a marca de 1 milhão de transações processadas mensalmente. Queríamos dobrar este valor nos 12 meses seguintes, mas, já durante o mês de junho, 3 milhões de compras feitas no e-commerce passaram pelo nosso sistema – mais de um pedido analisado por segundo. Isso nos mostra duas coisas: o método Konduto é realmente eficiente, e os lojistas estão em busca de novas tecnologias para barrar fraudes”, afirma o co-fundador Canabarro.

Atualmente, estima-se que 1 a cada 30 transações realizadas on-line no Brasil sejam de origem criminosa, o que, só em 2015, pode ter causado um prejuízo na casa de R$ 1,5 bilhão à economia nacional – levando em consideração o faturamento de R$ 41,3 bilhões do e-commerce divulgado pelo relatório Webshoppers.

A ideia principal é detectar e barrar fraudes de pagamentos via cartão de crédito nas plataformas de vendas online. O sistema monitora o cliente desde o momento em que a loja é acessada, coletando centenas de informações como origem da visita, tempo de permanência no site, produtos vistos e troca de senha. Todos estes dados passam por um filtro de inteligência artificial, que calcula em menos de 1 segundo o risco de fraude daquela transação.

“Muitos lojistas nos procuravam com um índice bastante elevado de fraude, ou porque tinham um custo operacional muito alto para a análise de risco. Hoje, temos clientes que têm marcas de 98% de aprovação automática dos pedidos e que têm a fraude completamente controlada, com índices muito abaixo do que o mercado considera saudável”.

Para o futuro, desenvolvimento de novas funcionalidades de sistema, integração com novas plataformas de e-commerce e muito material educacional.

“Queremos compartilhar a nossa experiência e ajudar os lojistas a combaterem a fraude. Neste primeiro semestre lançamos um ebook que desvendava mistérios do submundo da fraude no e-commerce e explicamos detalhes de como os criminosos realizam a fraude de passagens aéreas. Nossa ideia é divulgar ainda mais conteúdo que ajude empreendedores e analistas de riscos a se protegerem destes tipos de golpe”, finaliza.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]