Piloto automático da Tesla não quer que os motoristas dirijam em estradas

Os motoristas dos carros da marca têm reclamado que a nova função os guia acidentalmente para fora das pistas

Avatar

Por Paula Zogbi

21 de outubro de 2015 às 16:04 - Atualizado há 4 anos

A Tesla tem trabalhado com afinco em sua tecnologia de piloto automático, e inclusive anunciou na semana passada que ela é inteligente ao ponto de aprender com os seres humanos e se aperfeiçoar constantemente.

Agora, parece que existem pontos que precisam de alguns – grandes – retoques no novo produto. O computador atualmente é capaz de guiar, mudar de faixa e ajustar a velocidade automaticamente; mas algumas pessoas estão reclamando que o sistema faz com que elas saiam acidentalmente das estradas com frequência.

No fórum Tesla Motors Club, o usuário “demendus” disse que quando seu colega de trabalho estava “dirigindo na estrada a aproximadamente 100 km/h, o piloto automático queria sair da pista da direita (não na exclusiva para saídas) em cada potencial saída”. E ele não foi o único a reclamar do problema no tópico.

Há defensores que afirmam, entre outras coisas, que com o tempo o mapeamento deve melhorar essa situação. Também há aqueles que afirmam que isso não ocorreu com eles. Outro usuário, “Letsgofast”, diz que, em superfícies planas, o carro fica tentando mudar de faixa repetidamente.

Um vídeo foi publicado no YouTube para demonstrar o problema das saídas:

Sobre a questão, a Tesla disse ao site Business Insider que “o último lançamento de piloto automático é uma experiência para dar aos motoristas mais confiança atrás do volante, aumentar a segurança nas estradas e tornar a experiência de dirigir mais agradável. O motorista não pode abdicar da responsabilidade de dirigir seu próprio veículo”. A função está disponível para donos de carros da Tesla na América do Norte, e o lançamento na Ásia e na Europa ainda depende de aprovação, de acordo com o CEO Elon Musk.

Musk já havia dito anteriormente que o piloto automático não é um substituto ao humano por trás da direção.