Parque Tecnológico de Sorocaba promove workshop sobre energias renováveis

O objetivo é combinar esforços e competências para transformar a região em polo nacional de desenvolvimento tecnológico do setor

Avatar

Por Lucas Bicudo

17 de novembro de 2016 às 14:09 - Atualizado há 3 anos

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará o 1º Workshop do Cluster de Energias Renováveis de Sorocaba. O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, marca uma etapa importante para que a cidade se torne oficialmente polo nacional de desenvolvimento tecnológico do setor, uma vez que já possui um conjunto de empresas e universidades capazes de impulsionar a produção das chamadas energias limpas, tais como eólica e solar.

Estarão presentes no evento Márcio França, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Antonio Carlos Pannunzio, prefeito de Sorocaba; e Vitor Lippi, deputado federal.

O objetivo é combinar esforços e competências, tanto da iniciativa privada quanto dos poderes públicos, para criar a Região Tecnológica de Energias Renováveis, um arranjo produtivo local, no qual empresas, universidades e governos se unem no desenvolvimento de pesquisas, novas tecnologias e captação de recursos para alavancar o setor.

“Estamos confiantes, pois temos aqui na região o cenário ideal: grandes industrias, grandes universidades e o interesse do governo estadual em investir em novas tecnologias”, afirma Pannunzio.

Para debater o tema, apresentar novidades e projeções para o futuro do setor, participam do Workshop representantes de empresas do setor energético, especialistas na área, universidades e governos.

“O desenvolvimento e produção de fontes energéticas alternativas àquelas tradicionais como as hidrelétricas e petrolíferas, estão evoluindo muito rápido. São uma tendência sem volta e quem sair na frente vai ter muita vantagem nos próximos cinco ou dez anos”, faz coro o idealizador Lippi.

O 1º Workshop do Cluster de Energias Renováveis de Sorocaba será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com instituições do setor governamental, empresarial, de fomento, ensino e pesquisa.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]