Papa Francisco: internet, redes sociais e mensagens de texto são “dádivas de Deus”

Mensagem foi divulgada hoje, no Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica Romana

Avatar

Por Júnior Borneli

22 de janeiro de 2016 às 10:41 - Atualizado há 4 anos

O Papa Francisco afirmou, nesta sesta-feira, que a internet, redes sociais e mensagens de texto são uma dádiva, quando usados com sabedoria. “E-mails, mensagens de texto, redes sociais e bate-papos também podem ser formas totalmente humanas de comunicação”, disse o Papa em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica Romana.

“Não é a tecnologia que determina se a comunicação é ou não autêntica, mas sim o coração humano e a nossa capacidade de usar sabiamente os meios à nossa disposição”, disse.

No ano passado, quando comemorou 79 anos de idade, o Papa Francisco disse a uma jovem garota que tinha vergonha de admitir que não sabia muito bem como usar computadores. Ele disse ainda, na oportunidade, que os smartphones não devem fazer parte dos jantares em família e que as crianças não devem usar computadores sozinhas em seus quartos.

A mensagem do Papa Francisco, de hoje, foi divulgada no exato momento em que ele se reunia com Tim Cook, CEO da Apple.

Em sua mensagem, o Papa pareceu tomar uma posição mais conciliatória em relação a tecnologia moderna do que no passado, dizendo que “a internet poderia ser usada para construir uma sociedade que é saudável e aberta à família”.

E completou: “as redes sociais podem facilitar as relações e promover o bem da sociedade, mas também pode levar a uma maior polarização e divisão entre indivíduos e grupos.