Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Os Segredos da Partnership: quanto mais sócios, melhor

É melhor ser dono de 100% de nada ou de 80% de algo que vale 100 mil reais?

Os Segredos da Partnership: quanto mais sócios, melhor

, Founder da StartSe

4 min

1 fev 2021

Atualizado: 24 out 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Na escola, minha professora de matemática usava o exemplo das laranjas pra ensinar divisão. Se eu tenho 10 laranjas e divido-as com um amigo, fico com 5 unidades.

Na nossa cabeça, dividir sempre significou ter menos. De 10 laranjas, me sobraram 5. Metade do que eu tinha antes.

No início da StartSe nós decidimos criar uma Partnership. Queríamos que todas as pessoas que viessem trabalhar conosco tivessem a oportunidade de se tornarem sócias da empresa.

Mas a lógica da Partnership desafia a matemática. Onde antes a divisão era sinônimo de perda, agora ela representa um ganho. É o tal do dividir para multiplicar.

Faça a conta comigo: quando uma empresa está no início, ela não tem valor de mercado. Então, nesse momento, é como se o empreendedor fosse dono de 100% de nada.

Daí ele convida uma nova pessoa para fazer parte da sociedade, com 20%, e essa pessoa traz clientes e faturamento. E a empresa passa a ter um valor de mercado, por exemplo, de 100 mil reais.

Em tese, o empreendedor que tinha 100% de tudo perdeu 20% da sua empresa ao permitir a entrada do sócio. Mas é melhor ser dono de 100% de nada ou de 80% de algo que vale 100 mil reais?

Essa é a matemática da Partnership. Quanto mais sócios você tiver, que levem a empresa para novos patamares, melhor. Grosso modo, o que importa é o valor das suas ações na companhia e não o percentual que você detém dela.

Nenhum funcionário se dedica tanto quanto um sócio. E quando você traz bons sócios para o negócio, ele cresce num ritmo acelerado. E se sua participação acionária for percentualmente menor, pouco importa, desde que o valor de mercado da empresa cresça.

Na StartSe temos 60 funcionários e 27 sócios. Nas empresas mais inovadoras do mundo esse é o modelo de gestão: partnership!

Leitura recomendada

Use o poder do Equity e da Partnership na sua empresa com dois especialistas na área. Responsáveis por implementar esse modelo na XP Investimentos, na StartSe e ajudar mais de 2.000 empresários a fazerem o mesmo. Saiba mais aqui sobre a imersão executiva Equity & Partnership e leve esse modelo de gestão para o seu negócio.


 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!