Os próximos iPhones podem não ter nem entrada para fones de ouvido

Os smartphones mais caros do mundo provavelmente não vão mais aceitar os seus fones de ouvido

Avatar

Por Paula Zogbi

1 de dezembro de 2015 às 09:34 - Atualizado há 4 anos

Em breve, pode ficar mais difícil escutar música no seu celular – se você for usuário de iPhone.

De acordo com o blog japonês Mac Otakara, a saída de áudio tradicional, de 3,5mm de diâmetro, pode ser banida dos próximos smartphones da Apple, por ser “larga demais” – e o provável iPhone 7 deve ser mais de um milímetro mais fino do que os atuais 6S e 6S Plus.

Mas isso não significa que a Apple  esteja impedindo os usuários de ouvir música, claro.

Aparentemente, serão lançados também fones de ouvidos (EarPods) compatíveis com a entrada “Lightning”, usada atualmente para carregar os aparelhos. Ou seja: nada de escolher qualquer tipo de fone para usar com seu celular. Os EarPods também viriam com um conversor de analógico para digital em seus plugs, já que o som que sairia dos Lightning plugs seria digital.

Já existem alguns fones de ouvido compatíveis com a entrada que carrega o iPhone, como os Reflect Aware, da JBL, e os Fidelio, da Philips. Na conferência de desenvolvedores WWD deste ano, a Apple pareceu bastante interessada na tecnologia.

Há algumas questões envolvidas, porém.

Por exemplo, se a entrada de carregador e fones de ouvido for a mesma, as pessoas não poderão mais escutar música enquanto carregam o celular – embora isso seja um “aquecedor de aparelhos” poderoso, o hábito é muito comum.

De qualquer maneira, a nova tecnologia poderia permitir novas ferramentas, como maior controle sobre o som que sai dos fones e a possibilidade de tirar ruídos, por exemplo – justamente por ser uma tecnologia digital.