Os 9 melhores apps de fotografia para largar – ou melhorar – o Instagram

Tenha as fotos mais bonitas do seu círculo social

Avatar

Por Paula Zogbi

12 de novembro de 2015 às 10:01 - Atualizado há 4 anos

Com a evolução das câmeras do celular, está cada vez mais fácil registrar bons momentos, fotografar de tudo com boa qualidade e compartilhar – ou não – com os amigos.

Atrelado a isso, o Instagram já é uma febre. Provavelmente cada vez mais pessoas no seu circulo social estão usando o app de fotografia mais famoso do mundo – mesmo aquelas que nunca se importaram com fotografias.

Essa adesão maior também significa que as fotos estão cada vez mais bonitas e merecedoras de boas ferramentas de edição e de armazenamento (poder acessar as fotos de qualquer lugar é sempre um diferencial). Nessa parte, o Instagram tenta, mas ainda é muito inferior a outros aplicativos do mercado.

O Business Insider separou uma lista com os melhores aplicativos para quem quer sair do feijão-com-arroz da rede social.

1. Google Photos – para organizar (grátis, iOS e Android)

O aplicativo de fotografias do Google, segundo a lista, é o melhor para gerenciar e armazenar suas fotos na nuvem. A interface é simples e há ferramentas como reconhecimento facial e a busca por palavras funciona – se você fotografa seu cachorro e pesquisa “cachorro”, ele encontra. Sério.

Ele também cria automaticamente álbuns com base na localização e na data em que as fotos foram feitas, que podem ser compartilhados com outras pessoas.

2. VSCO Cam – para ficarem mais bonitas (grátis, iOS e Android)

Sabe os filtros automáticos do Instagram? Você pode ter uma variedade muito maior deles com esse já famoso app. Existem mais ferramentas de edição do que na rede social, e todos os efeitos simulam câmeras analógicas retrô.

O app também tem armazenamento em nuvem e sua própria rede social, o VSCO Grid, que tem muito menos usuários e foca mais em imagens com aparência mais bonita e profissional.

3. Layout – para montagens criativas (grátis, iOS e Android)

Você pode criar montagens através desse app, que é do próprio Instagram. Também pode espelhar as imagens, mudar perspectivas e apresentar de diversas maneiras.

Os controles e design são simples e inteligentes: é possível usar gestos e arrastar imagens para facilitar a edição. Entre todos os aplicativos com essas funções, o Layout é o melhor e mais completo.

4. Hyperlapse – para vídeos diferentes (grátis, iOS)

Também do Instagram, a proposta do Hyperlapse é criar vídeos no estilo “time-lapse”, que consistem em imagens estabilizadas em sequência, como se fossem várias fotos organizadas de um movimento. Sem o app, só seria possível fazer isso se você tivesse uma câmera veloz.

5. Photoshop Fix – para editar (grátis, iOS)

Esse aplicativo da Adobe une as ferramentas essenciais do Photoshop no seu dispositivo móvel. Tem pincel, remoção de olhos vermelhos, funções que apagam partes das imagens: é bem completo, apesar de não ser a mesma coisa que usar o Photoshop propriamente dito no computador.

6. Manual – para acessar todas as ferramentas da sua câmera (US$1,99, iOS)

Quer transformar seu celular em uma câmera profissional? Este aplicativo faz (quase) isso. Ele permite que você use todas as ferramentas da câmera do seu iPhone, que normalmente são inacessíveis. Ajuste velocidade do obturador, ISO, balanço de branco, foco e compensação de exposição. Depois de editadas, as imagens aparecem no “rolo da câmera”.

7. Over – para editar com criatividade (grátis, iOS e Android)

Quando foi lançado, o Over servia apenas para escrever coisas sobre as suas fotos, mas uma atualização recente melhorou muito suas funções. Agora, você pode fazer um cartão para ocasiões especiais, visualizar uma ideia, criar gráficos, legendar fotos, entre outras coisas. Há uma loja para baixar outras imagens e fontes e customizar ainda mais.

8. Giphy – para fazer gifs (grátis, iOS)

A internet está ficando viciada em gifs, principalmente depois que eles foram permitidos no Facebook. Esse aplicativo existe para que você possa criar suas próprias imagens animadas de até 5 segundos. Também é possível adicionar filtros, efeitos especiais e textos. É divertidíssimo.

9. Pixelmator – para editar melhor que todo mundo (US$4,99, iOS e Mac)

Este poderoso editor de imagens pode realizar praticamente qualquer tarefa de edição que passar pela sua cabeça. Há ferramentas para edição e criação de pinturas e fotografias, funções profissionais como correção de cor, retoques, reparações e remoção de objetos e até mesmo efeitos avançados e edições em camadas. Profissional.