Odeia botões falsos de download? O Google também

Avatar

Por Paula Zogbi

5 de fevereiro de 2016 às 11:01 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Os botões falsos de download parecem uma praga. Ao entrar em sites de downloads, muitas vezes é impossível saber qual o botão que realmente deve ser clicado para começar a baixar o arquivo, o que nos torna alvos muito fáceis de vírus e fraudes eletrônicas.

Mas o Google quer salvar os pobres usuários.

Em uma publicação no blog de segurança, a companhia anunciou, na última quarta-feira, novas medidas que visam bloquear automaticamente este tipo de botão no navegador Google Chrome.

Essa movimentação faz parte da promessa, feita em novembro, de que os usuários seriam protegidos de ataques de engenharia social, “como instalar software indesejado ou revelar informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone ou cartões de crédito)”, diz a publicação.

O Google explica que conteúdos embedados – como anúncios – serão considerados engenharia social quando fingirem agir, ou parecer, entidades confiáveis; ou tentarem enganar o usuário para que ele faça algo que só faria a uma entidade confiável (como fornecer senha ou pedir ajuda técnica).