O seu Planejamento gera valor de Verdade?

Avatar

Por Felipe Wasserman

14 de março de 2016 às 18:17 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

*Por Morgana Salles

Muitas vezes lideres de empresas baixam suas expectativas por não terem um processo de design e desenvolvimento de estratégia estruturado. Acreditam que é um processo tedioso, longo e sua aderência ao longo do ano é baixa.

A Bain & Company fez uma pesquisa e listou alguns princípios que vale a pena conferir para verificar se você esta no caminho certo ou se tem como melhorar. Dos princípios listados, eu destaco alguns pontos:

-> Estratégias efetivas são aquelas que amplificam a voz e as necessidades dos clientes

-> Todos os planejamentos devem começar do zero e priorizar as necessidades e demandas do futuro. Hoje muitas vezes o plano já começa com atividades e budgets alocados considerados “default” ano após ano

-> Ter debates contínuos sobre a estratégia ao longo do ano e avaliar a sua efetividade

-> Menos burocracia, Por favor!! Procure (também) usar métodos de discussão alternativos. Entre os líderes, que tal fazer uma sessão com apenas um papel em branco e canetas coloridas?

Princípios simples de serem replicados, mas que a rotina diária dificulta a sua execução. E confortante (ou não) é saber que é comum ver empresas sofrerem de problemas básicos de planejamento.

Morgana Salles é especialista em Design Thinking e em Marketing B2B, hoje realiza workshops de sobre Inovação e atua como gerente de projetos de geração de demanda em consultoria.
mlrsalles@gmail.com