O que você precisa para ter seu próprio negócio?

Avatar

Por Intuit

19 de setembro de 2016 às 18:14 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Estamos em crise e precisamos nos virar, certo? Você gostaria de montar seu próprio negócio? Por acaso, você sabe o que, além da vontade, é preciso ter para realizar essa conquista? Neste post, a Intuit apresenta algumas questões técnicas e legais que precisam ser levadas em conta para seu negócio ter sucesso.

Por onde você começa?

Primeiro, você analisa o que pretende oferecer aos seus clientes. Essa definição guiará todo seu plano de negócios. Com isso decidido, é hora de avaliar o mercado e identificar como sua empresa irá se posicionar, quais são e o que fazem seus concorrentes – veja quais as melhores práticas e como replica-las em sua empresa.

Isso é o famoso benchmarking e compreende a análise dos 4 Ps do marketing: produto (o que será oferecido), preço (quanto irá custar o seu serviço); praça (onde será vendido) e promoção (de que modo será divulgado). Isso ajudará você a tomar as melhores decisões sobre a maneira como seu empreendimento irá funcionar.

Quanto você precisará investir?

Isso preocupa muito os novos empreendedores e varia de acordo com a atividade escolhida, já que uma fábrica exige maquinários, enquanto um e-commerce quase não tem custos.

Primeiramente, veja os recursos que você possui e avalie se são suficientes para iniciar seu empreendimento. Lembre-se que, além do investimento inicial, é crucial ter uma reserva de emergência, chamada fundo de caixa. Se os recursos forem suficientes, é um grande fator a seu favor em termos de sucesso do empreendimento. Caso não sejam, não se preocupe, pois existem linhas de crédito específicas para quem quer empreender com taxas menores e juros reduzidos.

Você também precisa definir um método de gerenciamento e controle de recursos. Existem diversos softwares e plataformas online, que ajudam a controlar as finanças com facilidade, segurança e com mobilidade.

Relatórios mensais de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e controle de estoque, geralmente, estão integrados a essas plataformas e permitem uma visão completa da saúde de seu empreendimento. Duas boas alternativas, a depender do porte de sua empresa, são QuickBooks ZeroPaper ou QuickBooks (ambos da Intuit).

Pela lei, o que você precisa para abrir sua empresa?

Você escolhe o nome de sua empresa e o mesmo precisa passar por uma avaliação de viabilidade para se assegurar se já não é utilizado por outras empresas. O segundo passo consiste em registrar a empresa junto à Receita Federal, para aquisição de CNPJ, e na Junta Comercial de seu estado. Os documentos necessários para registro de uma empresa podem variar de acordo com o tipo jurídico do negócio.

 

Este conteúdo foi publicado originalmente no Blog do QuickBooks ZeroPaper