“O meu maior drive é paixão, é estar envolvido com alguma coisa que eu acredite.”

Avatar

Por Herbert Lopes

12 de outubro de 2015 às 18:35 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Por quantas vezes você buscou por um produto e comparou o preço com outras lojas acessando o Buscapé? Hoje, vamos contar a história do criador dessa plataforma, que revolucionou o mercado de varejo digital no Brasil.

Desde o colegial, Romero Rodrigues, já tinha um comportamento de empreendedor e seu plano A sempre foi ter seu próprio negócio.

Tudo começou quando seu amigo Rodrigo, que viria a ser um dos fundadores posteriormente, precisou comprar uma impressora e resolveu fazer uma pesquisa na internet, mas nos sites conhecidos da época não continham nenhuma sessão de produto e preço.

A partir disso, em 1999, Romero e três amigos iniciaram o que viria a ser a primeira grande startup brasileira.

 

“Todos nós tínhamos um objetivo comum: Criar algo grande, algo que impactasse a vida das pessoas. Tipo a Coca-Cola, que todo mundo sabe o que é.”

 

Surgiu então a ideia de criar um site de busca que procurasse apenas produto e preço. A ideia original era chamar-se QuantoCusta, mas esta marca já estava registrada.

No início, o modelo de negócio não era essencialmente online, mas sim voltado para captação de preços de lojas de rua. Porém, quando começaram a bater na porta dos comércios, tiveram muita rejeição dos varejistas. Estes acreditavam que não fazia sentido nenhum passar o preço ao consumidor através de um site, inclusive nem por telefone.

Após 3 semanas e vários desafios, o quarteto decidiu criar um sistema que exibia os produtos e preços que já existiam na internet. A partir daí o Buscapé se tornou um grande sucesso, atraiu os varejistas e também grandes investidores.

 

“O mundo era de ativo antes. Hoje o mundo é da ideia, e a ideia você não prende ela, não tem contrato que prenda, a ideia é do mundo.”

 

Romero Rodrigues percebeu antes de todo mundo que pessoas com mais informação e argumentos comparam as coisas. Ele é um fora de série que transformou o comportamento do consumidor digital.
Agora chegou a hora de apertar o play e conhecer essa história que vai te fazer acreditar que sua ideia pode dar certo e mudar a vida das pessoas.