O importante papel dos vídeos no Marketing Digital

Avatar

Por Erica Queiroz

16 de fevereiro de 2017 às 08:20 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

 

Nos últimos anos, o número de acessos a vídeos na internet vem aumentando consideravelmente, fazendo com que eles sejam uma forte ferramenta no marketing digital.

De acordo com um estudo feito pela HighQ, 78% das pessoas assistem a vídeos on-line toda semana e 55% assistem a vídeos on-line todos os dias, o que mostra a relevância dos vídeos na estratégia de marketing digital.

Já é fato muito conhecido que a TV está cada vez mais perdendo audiência. Se pensarmos em propaganda televisiva, então, nem se fala. É só chegar o intervalo de um programa e quase todo mundo pega o celular e vai navegar na web. Se uma imagem diz mais que mil palavras, de acordo com o provérbio, imagine o que não diz um vídeo?

Se o seu produto ou serviço é algo novo no mercado, o vídeo se faz ainda mais necessário: é muito mais fácil explicar para que ele serve ou como funciona por meio de um vídeo do que por um texto ou uma foto.

A HighQ publicou um infográfico com informações bastante relevantes sobre o mercado de vídeos on-line e afirmou que 2017 deve ser o ano do vídeo marketing.

Alguns dados relevantes (as fontes dos dados estão no próprio infográfico):

– em 2017, os vídeos on-line serão responsáveis por 74% do tráfego da web

– mais conteúdo de vídeo é disponibilizado em 1 mês de internet do que a TV criou em 3 décadas

– 65% das pessoas que assistem a vídeos on-line assistem a mais de 3/4 deles

– 500 milhões de pessoas assistem a vídeos do Facebook diariamente

– usuários do Snapchat assistem a 10 bilhões de vídeos por dia

– 82% dos usuários do Twitter assistem a vídeos na plataforma

– 75% dos executivos assistem a vídeos relacionados a trabalho pelo menos semanalmente

– quando marketeiros incluíram um vídeo em determinado e-mail, a taxa de cliques aumentou em média 200-300%!

– 52% dos profissionais de marketing ao redor do mundo informam que vídeo é o tipo de conteúdo que apresenta o melhor ROI.

Você pode ver o infográfico completo clicando aqui.

Seguem alguns outros motivos pelos quais a utilização de vídeos pode ser uma estratégia vencedora para a sua startup:

– vídeos ajudam a construir uma relação de confiança entre a empresa e seus clientes (potenciais ou reais): os vídeos que contam uma boa história (storytelling) podem mexer com as emoções de quem assiste a eles. Além disso, podem passar informações sérias e úteis, fazendo com que as pessoas se sintam mais confiantes aos adquirir os seus produtos ou serviços pela internet.

– vídeos despertam o interesse de usuários mobile: o mesmo infográfico que mencionei anteriormente mostra que 33% dos proprietários de tablets assistem a cerca de uma hora de vídeo por dia em seus aparelhos e 28% dos usuários de smartphones assistem aos mesmos pelo menos uma vez por dia.

– vídeos melhoram o posicionamento do seu site no Google: como as pessoas passam mais tempo assistindo a vídeos do que fazendo leituras num site, sites com vídeos geralmente apresentam uma retenção de pessoas por períodos mais longos, fazendo com que o seu site ganhe posições na busca orgânica do Google. Mas não se esqueça de otimizá-los no YouTube, utilizando as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e que correspondam ao conteúdo do vídeo.

– vídeos aumentam engajamento e promovem compartilhamentos, podendo até mesmo viralizar.

Por todos os motivos apresentados, fica bem claro que deixar os vídeos de fora da estratégia da sua startup pode ser um enorme erro.

Vale ressaltar que muitas pessoas gostam de assistir a vídeos em locais em que não podem utilizar som nem fones de ouvido. Assim, lembre-se de adicionar legenda ao seu vídeo ou transcrever o texto no rodapé (o que não é tão eficaz, mas nestes casos ajuda bastante!).

Faça vídeos interessantes, esclarecedores e que engajem o público. Pode ter certeza de que o seu resultado de vendas será muito mais satisfatório!