O e-mail de Elon Musk que é uma aula de liderança

Liderar é olhar primeiro para as pessoas

Avatar

Por Junior Borneli

10 de dezembro de 2017 às 17:54 - Atualizado há 2 anos

Pessoas. Liderar é olhar primeiro para as pessoas. Isso é o que nos ensinou Elon Musk nessa semana, em um e-mail enviado aos seus funcionários.

Musk lidera algumas das companhias mais inovadoras do planeta: Tesla, de carros elétricos e autônomos, SpaceX, que trabalha para colonizar Marte e OpenAI, que estuda a inteligência artificial. Além de algumas outras tão inovadoras quanto essas.

Mesmo diante de tanta inovação, de tanta tecnologia, o empreendedor visionário cede espaço ao líder humano, que se preocupa com as pessoas. Veja um trecho do e-mail enviado por ele aos seus funcionários:

“Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem estar. Meu coração fica partido quando alguém se fere construindo carros e tentando dar seu melhor para fazer o sucesso da Tesla.

A partir de agora, eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção. Vou me encontrar com a equipe responsável pela segurança a cada semana e gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem, para que eu possa ouvi-los e entender o que exatamente precisamos fazer para melhorar o processo. Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas. 

É isto que todos os gerentes da Tesla deveriam fazer, aliás. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria.”

O texto de Musk tem um significado muito forte: ele coloca as pessoas em primeiro lugar, mostra que se preocupa verdadeiramente com elas e que se esforça para ser um líder presente, mesmo com tantas empresas para gerenciar.

Esse é o modelo de gestão da era da exponencialidade. É sobre isso que vamos falar durante o 2018: A Revolução da Nova Economia. Não há mais espaço para autoritarismo na gestão – ou mesmo uma gestão a distância. Com o avanço da tecnologia, não se fazem mais empresas. Primeiro construímos times e as pessoas desse time é que constroem as empresas.

Se você acredita nesse novo modelo de construção de empresas, participe do 2018: A Revolução da Nova Economia. Isso pode transformar sua carreira e sua empresa.