Nova tecnologia promete velocidade 100 vezes maior que a do Wi-Fi

Avatar

Por Paula Zogbi

25 de novembro de 2015 às 15:18 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A internet pode estar prestes a passar por mais uma revolução – a criação do Li-Fi.

De acordo com o Forum Econômico Mundial, a tecnologia pode oferecer velocidades 100 vezes mais rápidas do que as vistas atualmente com o Wi-Fi, a até 228GB por segundo. Os testes estão sendo realizados em Tallin, na Estônia.

A tecnologia usa espectro de luz visível para transmitir dados quando somada a uma conexão de fibra de alta velocidade. Os LEDs e receptores operam em diferentes campos de visão e bandas que afetam a velocidade de transmissão.

Apesar de ainda estar longe de ser realmente usado em larga escala, o Li-Fi tem o potencial de fornecer internet de baixo custo com maior segurança em áreas áreas remotas e afastadas. E como a luz não pode ultrapassar paredes, nada de roubar a internet do vizinho mais.

Em uma palestra do TED Talk, um dos pioneiros da tecnologia, Harold Haas, disse que no futuro qualquer lâmpada de LED poderá potencialmente ser usada como uma potencial alternativa ultrarrápida para o Wi-Fi. “Temos a infraestrutura, podemos usá-la para a comunicação”, explicou.

Ele também ensina, na conversa, que as ondas de rádio das estações de base só conseguem transmitir os dados a 5% da eficiência, e muita da energia está sendo usada para resfriar as estações.

Veja o vídeo: