Nova tecnologia promete velocidade 100 vezes maior que a do Wi-Fi

Avatar

Por Paula Zogbi

25 de novembro de 2015 às 15:18 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A internet pode estar prestes a passar por mais uma revolução – a criação do Li-Fi.

De acordo com o Forum Econômico Mundial, a tecnologia pode oferecer velocidades 100 vezes mais rápidas do que as vistas atualmente com o Wi-Fi, a até 228GB por segundo. Os testes estão sendo realizados em Tallin, na Estônia.

A tecnologia usa espectro de luz visível para transmitir dados quando somada a uma conexão de fibra de alta velocidade. Os LEDs e receptores operam em diferentes campos de visão e bandas que afetam a velocidade de transmissão.

Apesar de ainda estar longe de ser realmente usado em larga escala, o Li-Fi tem o potencial de fornecer internet de baixo custo com maior segurança em áreas áreas remotas e afastadas. E como a luz não pode ultrapassar paredes, nada de roubar a internet do vizinho mais.

Em uma palestra do TED Talk, um dos pioneiros da tecnologia, Harold Haas, disse que no futuro qualquer lâmpada de LED poderá potencialmente ser usada como uma potencial alternativa ultrarrápida para o Wi-Fi. “Temos a infraestrutura, podemos usá-la para a comunicação”, explicou.

Ele também ensina, na conversa, que as ondas de rádio das estações de base só conseguem transmitir os dados a 5% da eficiência, e muita da energia está sendo usada para resfriar as estações.

Veja o vídeo: