Nova ferramenta do Google promete reduzir gastos com dados em até 70%

Avatar

Por Paula Zogbi

1 de dezembro de 2015 às 18:30 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O Google lançou ontem, em um blog oficial, uma ferramenta que promete reduzir em até 70% a quantidade de dados carregados quando um usuário acessa o Chrome através do Android. O aplicativo, chamado de Data Saver, já existia, mas agora criou uma maneira mais eficiente de carregar as páginas em conexões lentas: remover boa parte das imagens.

Funciona assim: quando o usuário de smartphone ou tablete Android está em uma conexão não muito rápido, as páginas de internet abrirão praticamente sem imagens. Se quiser visualizar alguma das fotos, é só clicar em cima dela.

Isso faz com que a internet seja mais rápida e o pacote de dados da sua operadora seja menos consumido, em caso de uso de 3G e 4G.

A novidade ainda não chegou no Brasil: os primeiros usuários do modelo expandido do Data Saver são os da Índia e Indonésia. De qualquer maneira, é provável que isso seja espalhado em breve, já que conexão lenta e carregamento otimizado de páginas vem sendo uma das metas do Google há algum tempo – como pudemos perceber com a recém-divulgada AMP, tecnologia que reduz o carregamento de scripts e elementos ocultos em páginas mobile.