Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Networking: como se beneficiar de uma boa rede de contatos

Como usar o Networking e rede de contatos como estratégia para promover um negócio? Neste post vamos falar como você pode usar isso na sua carreira!

Networking: como se beneficiar de uma boa rede de contatos

Foto: em reunião

, Redator

15 min

28 dez 2022

Atualizado: 7 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O ser humano só está no topo da cadeia alimentar devido a sua capacidade de se comunicar com outros de sua espécie. Estamos falando do poder das relações sociais.

E não é apenas na vida pessoal que os relacionamentos são importantes. Desde o início de nossas carreiras profissionais, estamos desenvolvendo habilidades de comunicação que nos fazem criar novas oportunidades de negócio.

Aprendemos que, para nos tornarmos empreendedores de sucesso, precisamos ser protagonistas da nossa própria carreira, estar atentos o tempo todo às tendências de mercado e as preferências e mudanças de hábito do consumidor.

Estamos sempre falando com pessoas, conhecendo novos produtos e serviços: fazendo networking. O networking é uma das estratégias mais baratas e eficientes de se fazer negócios.

No Vale do Silício, por exemplo, o networking é usado como principal estratégia para startups conseguirem chegar ao topo. 

Ao conhecer pessoas de diferentes perfis e contextos culturais, ganhamos novas formas de enxergar o mundo, nos tornamos pessoas mais criativas e formamos grupos que ajudam a fomentar o ecossistema da inovação e do empreendedorismo.

Com as novas tecnologias e a internet, criamos redes de contato realmente poderosas e eficientes, capazes de compartilhar informações relevantes em poucos segundos para qualquer parte do planeta. 

Podemos participar de eventos, webinars, grupos de WhatsApp ou contribuir com nosso conhecimento em fóruns de discussão em redes sociais, ampliando infinitamente estas redes de contato.

Fato é que quanto mais avançada a sua capacidade de networking, maior a probabilidade de conseguir boas oportunidades de trabalho, parcerias, investimentos e clientes.

Por isso, se você deseja começar sua própria startup ou está pensando em estratégias para promovê-la no mercado, o networking, sem dúvida é uma ótima forma de fazer isso.

Mas afinal, quais são as formas de fazer networking e como se beneficiar desta rede de contatos poderosa? Continue lendo este post!

O que é Networking e para que serve?

A arte de fazer conexões com outras pessoas é bem antiga. A palavra Networking vem do inglês e significa ‘capacidade de estabelecer uma rede de contatos’. 

O objetivo do networking é muito bem definido: promover a interação entre pessoas, formando um sistema de suporte no qual todos compartilham informações e serviços de interesse em comum.

Ela serve para trocar informações relevantes e construir um relacionamento com pessoas que têm interesses em comum.

Da comunidade focada em discutir novidades de tecnologia e varejo eletrônico no Facebook até os grupos de moda feminina ou produtos naturais no WhatsApp.

Existem diversas formas de fazer networking.

Vantagens do Networking

  • Criar novas oportunidades profissionais e de carreira
  • Encontrar parceiros ou investidores
  • Prospectar leads e novos clientes para ampliar vendas
  • Aumentar o awareness e a influência da sua empresa no mercado
  • Desenvolver novas habilidades técnicas ou sociais
  • Aprimorar projetos em andamento
  • Formar alianças ou grupos de ajuda mútua

7 dicas para fazer um bom networking

1. Participe de eventos

Com tantas mudanças ocorrendo na Nova Economia, eventos são uma fonte muito rica de informação relevante e atualizada sobre mercados de consumo.

Independente do seu nicho de negócio, os eventos são a oportunidade perfeita para criar novas conexões profissionais, conhecer empresas, tendências e técnicas diferentes.

Pesquise por eventos e conferências na sua cidade e programe-se para assistir às palestras que achar mais interessante (não se esqueça de levar seu cartão de visitas!). 

Também vale a pena interagir com os palestrantes: faça perguntas, apresente-se pessoalmente e adicione-os nas redes sociais para acompanhar seus conteúdos e contribuir com comentários.

Se o evento possuir área de exposição, vale a pena dar uma passada nos estandes para conhecer mais sobre os fornecedores, o que fazem, como vendem seus produtos e serviços.

Tipos de eventos

  • Eventos sobre empreendedorismo
  • Meetups, Congressos, Simpósios e Seminários sobre tendências em tecnologia
  • Conferências de segmentos em alta como Fintechs e Law Tech
  • Programas internacionais
  • Eventos com foco em gestão e inovação
  • Programas de imersão para executivos
  • Eventos de Gestão de Marketing
  • Eventos sobre Cultura da Inovação
  • Eventos sobre Transformação Digital

Por que participar de eventos?

  • Descobrir novas soluções para os problemas da sua startup ou empresa
  • Manter-se atualizado sobre as mudanças do seu mercado e consumidor
  • Fazer benchmarking de concorrentes
  • Firmar novas parcerias
  • Contratar novas ferramentas e softwares
  • Fazer novos contatos e networking
  • Encontrar novos clientes
  • Tirar dúvidas com palestrantes, mentores e especialistas do seu nicho de atuação
  • Desenvolver novas habilidades
  • Para ter insights para criar novos produtos e serviços

Próximos eventos para você participar

Sempre que você tiver a chance de participar de eventos, seja competindo por algum prêmio ou não, vale explorar outras oportunidades, como aumentar a rede de contatos e estreitar relacionamento com pessoas-chave para o seu negócio. Que tal aproveitar essas dicas e treinar essas habilidades nos eventos da StartSe? Os próximos eventos da lista são: 

2. Inscreva-se em webinars

O webinar é uma aula online (ao vivo ou previamente gravado) com duração média de 40 minutos a 1 hora.

Este formato de conteúdo vem crescendo muito nos últimos anos: 25% das marcas que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo utilizam o webinar para divulgar produtos e serviços.

Entre as inúmeras vantagens, está a de ser mais econômico, tanto para quem organiza o evento, quanto para quem o assiste.

Por ser online, ele dispensa os altos custos com aluguel para realizar uma palestra, além de gastos com alimentação e transporte para os participantes.

Além disso, o webinar é bastante prático, por ser realizado online, você recebe a notificação por e-mail com a programação e um lembrete pouco tempo antes do início do evento.

Os webinars ou ‘seminários online’ são ótimas oportunidades de networking, por falarem de assuntos de interesse específicos e possuírem o sistema de chat online, no qual todos os participantes podem enviar perguntas e interagir entre si.

3. Faça Cursos online e presenciais

Cursos presenciais também ajudam a formar excelentes redes de contato.

A sala de aula, por mais tradicional que seja, é um ambiente muito propício para que as pessoas compartilhem o conhecimento que já adquiriram sobre um determinado assunto, além de favorecer a concentração, o foco e a disciplina nos estudos.

Por outro lado, se você é um empreendedor ou gestor com pouco tempo disponível, vale a pena investir em um bom curso online

Mas lembre-se de que, o segredo para obter bons resultados com esta modalidade é ser disciplinado e eliminar as distrações ao estudar online.

Por isso, prepare um ambiente adequado, com boa iluminação e silêncio antes de começar.

Independente do formato ou do tema do curso, aproveite o tempo com os colegas de curso e com os professores para falar sobre suas aspirações profissionais ou apresentar a proposta da sua empresa ou startup.

Estes momentos são oportunidades perfeitas para fazer novos clientes, conhecer investidores ou encontrar parceiros estratégicos.

4. Escreva artigos para blogs e portais

Outra forma de estimular o networking é escrevendo artigos para portais de conteúdo ou criar posts para o seu blog ou parceiros.

Além de ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, por gerar conteúdo exclusivo e qualificado a favor da reputação da sua marca, escrever artigos te torna mais conhecido no seu mercado.

E sabe qual é a melhor parte? Esta é uma das estratégias mais baratas e eficientes para começar a construir sua rede de contatos.

É muito simples começar: faça uma lista de portais de conteúdo e blogs do seu nicho de atuação que você considere estratégicos para o seu negócio. 

Pode ser um blog ou site relevante, onde investidores ou seus clientes em potencial possam ter a chance de te encontrar.

Entre em contato com o editor-chefe ou o proprietário do canal por e-mail ou telefone e verifique se ele(a) aceita autores convidados.

Importante é não esquecer de monitorar os comentários, sugestões e feedbacks dos leitores após enviar os conteúdos.

Esta troca de experiências e opiniões é o que vai enriquecer o seu networking e abrir portas para aprofundar seu relacionamento com o público interessado.

Vantagens de escrever posts de blog e artigos

  • Contribui para aumentar a sua reputação diante de investidores
  • É uma ótima forma de gerar discussões relevantes acerca de um assunto
  • É uma excelente fonte de networking
  • Ajuda a otimização de buscas e SEO das suas estratégias de marketing e vendas
  • Atrai o interesse de leads e prospects qualificados
  • É uma estratégia de longo prazo (se forem atualizados, os posts não perdem valor com o tempo)
  • Contribui com as ações de marketing e vendas ao divulgar seus produtos e serviços de forma indireta
  • Te ajuda a entender quem é o seu público-leitor

5. Grupos em redes sociais

O Facebook e o Linkedin são as duas redes sociais mais usadas para networking. O Slack, ferramenta de comunicação corporativa também possui grupos de discussão e tem ganhado um grande número de adeptos.

Para qualificar ainda mais suas conexões, mantenha o seu perfil nas redes sempre atualizado e faça buscas específicas por perfis de seu interesse.

Ao adicionar alguém em uma rede social ou solicitar a entrada em um grupo envie uma mensagem personalizada contando um pouco sobre o motivo do pedido de contato.

Vantagens usar grupos em redes sociais como networking

  • Manter contato diário com comunidades de seu interesse
  • Fazer pesquisas de mercado ou enquetes
  • Criar oportunidades qualificadas para interagir com clientes e investidore
  • Divulgar o seu MVP (Mínimo Produto Viável) ou solicitar a opinião das pessoas sobre algum produto e serviço em desenvolvimento
  • Fazer benchmarking e tirar insights práticos para aplicar na sua startup

6. Dar aulas e palestras

Preparar-se para uma aula ou palestra é uma forma de aprendizado única! Além da experiência em si, dar aulas e palestras te coloca em contato com pessoas de diferentes lugares, empresas e níveis corporativos. 

Muita gente acaba pedindo conselhos após a apresentação, ou até mesmo entrando em contato por e-mail ou Linkedin para aprofundar o bate-papo. É daí que surge o networking qualificado e as oportunidades de ampliar negócios.

7. Participar de associações

As associações geralmente estão sempre atualizadas sobre as mudanças político-econômicas, legislativas e tendências de mercado.

Por isso, elas também são convocadas para opinarem sobre projetos de lei, consultas públicas, entre outras ações pertinentes ao governo e entidades do setor. 

Pode ser muito interessante envolver-se com estas associações a fim de participar ativamente de tomadas de decisão importantes para o setor que a sua startup atua.

Por que importa?

O networking só vale a pena se você aprofundar os relacionamentos com a sua rede de contatos. Do contrário você se tornará apenas um colecionador de telefones e perfis nas redes sociais. Invista tempo de qualidade para trocar informações e experiências com as pessoas nos fóruns e grupos online, conferências e cursos. Com certeza o retorno sobre este investimento será satisfatório.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!