Motorista ganha ação contra Uber que a força reconhecer vínculo empregatício
Por Lucas Bicudo
14 de fevereiro de 2017 às 17:25 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte decidiu reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e um de seus motoristas associados.
O juiz Márcio Toledo Gonçalves alegou que a startup é sim uma empresa de transportes e estabeleceu que a partir de agora terá que assinar a carteira de trabalho desse motorista, multa rescisória pelo rompimento do contrato sem justa causa, horas extras, adicional noturno e restituição dos valores gastos com combustível.
Essa ação pode se tornar um efeito cascata. Agora que um motorista venceu a startup, o que impede de outros fazerem o mesmo?
Veja mais:
Baixe nosso e-book sobre Como fazer o pitch perfeito!
Visa e GSV Labs vão acelerar sua startup de fintech no Brasil e no Vale do Silício
Para os advogados da Uber, o motorista é cliente da empresa, já que a contratou para um serviço. A tese defendia que ele não era remunerado por ela e sim era quem a pagava pela utilização do aplicativo.
Mas para Gonçalves, trata-se de um novo jeito de organização do trabalho, por conta do surgimento de novas tecnologias, e a mediação das relações de trabalho deve ser feita pelo Direito. Isso para preservar um “patamar civilizatório mínimo por meio da aplicação de princípios, direitos fundamentais e estruturas normativas que visam manter a dignidade do trabalhador”.
A decisão está disponível no site do TRT.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários