Motivação de equipes: quer algo melhor do que dar parte da sua empresa para motivar alguém?

StartSe

Por StartSe

9 de julho de 2020 às 18:52 - Atualizado há 4 meses

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Se você tem uma empresa ou negócio, o bem mais valioso que você tem neste momento provavelmente é o seu time – não sua empresa.

Eles é que vão botar suas ações em prática, dar 100% de motivação para manter o seu negócio saudável e correr atrás dos resultados para sua empresa continuar de pé – principalmente agora.

Só que dentro de grande parte das empresas, a dinâmica funciona assim: quando uma empresa é pequena, é mais fácil ter um líder em contato direto com eles.

É fácil identificar aqueles que são mais motivados que os outros. Criar o senso de propósito, mostrar a importância das ações que eles fazem – além de transmitir seus valores e desenvolver uma cultura interna.

Só que quando você o seu número de colaboradores aumenta, aquela troca que você tinha para identificar as motivações do seu time se dilui no meio da hierarquia. Novas pessoas entram a todo instante, e quando você percebe, nem suas lideranças sabem mais como motivar e passar seus valores aos demais colaboradores.

E com o tempo os “sintomas” começam a aparecer: equipes que só “cumprem horários” e times desmotivados. Talentos internos que vão embora sem você saber o motivo e os baixos resultados começam a prejudicar sua empresa.

Existe uma passagem famosa do escritor Ernest Hemingway que diz o seguinte:

— Quem está nas trincheiras ao teu lado?

— E isso importa?

— Mais do que própria guerra… 

Agora, responda uma coisa. Você tem pessoas ao seu lado para levar seu negócio para o campo de batalha? Pessoas que verdadeiramente:

– Se preocupam com o seu negócio tanto quanto você?

– Entende a essência do seu negócio ao ponto de passar isso para outros membros do time?

– Estão sempre pensando em soluções que sejam as melhores para a empresa, e não só para a sua carreira dentro da companhia?

Se a resposta for “não”, você já entendeu a importância de ter o seu time motivado.

Entretanto, é muito difícil construir uma equipe que seja tão engajada e motivada quanto você.

Mas tem como fazer pessoas com visões tão diferentes das suas, que não conhecem o negócio tão bem quanto você, não participaram do negócio como você… se dedicarem tanto à sua empresa, quase como se fossem donos do negócio também.

A solução parece contraintuitiva, mas não é.

Dê a oportunidade às suas equipes serem donas do seu negócio também. E você não terá mais que se preocupar com sua equipe de funcionários e terá um time de verdade.

Essa é uma das contribuições mais poderosas que você pode dar para motivar e conquistar a confiança do seu time.

As pessoas precisam saber que há um propósito para o que elas fazem dentro da sua empresa. Que o que elas fazem têm importância, e que elas também, e não só o negócio, vão se beneficiar pelos resultados gerados.

Assim você terá deles um senso de coletivo, que é o que chamamos aqui na StartSe de time. E apenas um time unido avança no jogo – independente da dificuldade.

Sem isso, fica difícil enfrentar qualquer crise ou situação difícil no seu negócio.

Por isso, queremos compartilhar uma história com você, que resume bem a importância de ter um time motivado em situações difíceis. Isso aconteceu com a gente há alguns meses:

Foi na noite de 15 março quando percebemos que os impactos da crise poderiam ser gravíssimos para o nosso negócio.

Boa parte da nossa receita vinha exclusivamente de eventos e cursos presenciais, e o mercado estava dando sinais rápidos de que tudo isso acabaria em breve.

Hoje quando vemos a rapidez com que agimos e que graças a isso reerguemos nosso negócio 10 dias depois do início da pandemia, podemos afirmar com clareza: talentos podem ganhar jogo, mas só times ganham campeonato.

Percebemos isso quando, naquele dia, toda empresa estava junta numa única sala, todos em busca de criar soluções para o que seria, nos próximos dias, o nosso recomeço.

Todos ali, sócios ou não, colaboraram com decisões que foram cruciais para nossa sobrevivência que transformamos em ações rápidas.

Adaptamos a empresa 100 por cento para o home office. Tornamos o online nosso principal canal de receita. Erguemos o maior programa de capacitação online do Brasil e ajudamos mais de 150 mil pessoas a enfrentarem a crise junto conosco…

Por isso, quando falamos sobre a importância de dividir os lucros e dar oportunidade de outras pessoas se tornarem sócias da empresa e algum gestor ou gestora recua achando que perderá seu espaço.

Nós mostramos na prática que não, na verdade você ganha mais força do que nunca!

Sabe por quê?

Nenhuma tecnologia enfrenta uma crise. Nenhuma estratégia se constrói sozinha. E nenhuma ideia se transforma em ação sem ajuda de outras pessoas.

Quando falamos sobre motivar seus times e tocamos no assunto de partnership e sociedade, mostramos que essa decisão é capaz que romper os limites até então existentes em uma empresa.

Uma decisão tomada em conjunto sempre será melhor que uma decisão tomada sozinho.

A StartSe não teria crescido em 25x seu tamanho e faturamento se não tivesse dividido esses resultados com nossos times, 50% deles hoje como sócios da empresa.

Vimos que esse é um modelo valioso e uma forte ferramenta de motivação para nós. E que também pode ajudar milhares de outras empresas e fortalecerem seus times, dividir o fardo da gestão solitária e motivar seus melhores talentos a se tornarem seus sócios e parceiros de negócio.

Todo mundo sai ganhando com isso, sem exceção.

Este modelo funciona não apenas aqui, mas em qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer segmento.

E a prova disso são os mais de 1.000 alunos, todos dos mais variados negócios e nichos, que atuam em cargos de gerência, liderança e gestão, e aprenderam em detalhes como implementar o modelo de Sociedade e Cultura dentro dos seus próprios negócios.

Em 2 dias você pode aprender os modelos e estratégias que usamos neste que é um dos principais diferenciais da StartSe e que nos ajudou a construir nosso bem mais valioso: um time forte e engajado por um mesmo propósito.

Essa imersão é online e ao vivo e limitamos as inscrições a apenas 100 vagas. Essa foi a melhor forma de manter as aulas ao vivo e dinâmicas dar atenção e tirar todas as dúvidas dos participantes.

O resultado foi que os alunos avaliaram nosso novo formato online com NPS 100, garantindo não só a qualidade do conteúdo, mas também a interação entre os alunos e professores. Onde está o maior valor de todo treinamento.

Quer saber todos os detalhes? Acesse o site do curso, leia toda a programação e as novidades deste novo formato e inscreva-se agora.

>> Conheça o Programa e Garanta seu acesso com 1.500 reais de desconto