Microsoft quer que você tenha celular com Windows (e vai conseguir)

Da Redação

Por Da Redação

10 de fevereiro de 2016 às 13:05 - Atualizado há 6 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Quem tem celular com Windows geralmente gosta muito. Rápido, leve, responsivo – as qualidades citadas são inúmeras entre os fãs. O problema é que mesmo com toda essa “qualidade percebida” apenas 1% de todo o mercado de smartphones está nas mãos da Microsoft. E esse número não cresce.

E o motivo desta estagnação toda? A pesada falta de aplicativos para celulares com Windows. Todos eles estão disponíveis, em grande escala, apenas para Android e iPhone. E tem gente que tem aplicativo para Windows e nem divulga (para quê ocupar um espaço com um logo do Windows que só atinge 1% dos usuários?). E isso ajuda a diminuir a percepção de que você vai achar um aplicativo para tudo.

Só que agora a Microsoft tem uma nova ferramenta que pode fazer com que você, finalmente, compre um celular com Windows em breve: o Project Islandwood, uma das ferramentas para transportar aplicativos do iOS para o WUA (Windows Universal Applications). Existia também o Project Astoria – que transportava os aplicativos de Android -, mas este foi cancelado (o que não é um problema muito grande, já que a maioria dos aplicativos está no iOS.

Como o processo de portabilidade de um app pode demorar dias, semanas, meses, muitas empresas nem se davam ao trabalho de fazer um aplicativo para o Windows 10. Quem quer apenas 1% do mercado? Então o Project Islandwood precisava ser muito, muito simples para valer a pena. E aparentemente é.

Um desenvolvedor resolveu testar a ferramenta e fez com que um popular jogo de iPhone – Canabalt – e transformasse em um jogo de Windows em menos de 5 minutos. Menos de 5 minutos para conseguir deixar um jogo 100% funcional em qualquer celular, computador, tablet e Xbox com Windows 10 instalado.

Repetindo pela última vez: menos de 5 minutos para transformar um aplicativo de iPhone em um WUA. O tempo que você gasta toda manhã virando de um lado para o outro na cama ou aquele cafézinho que você tomou mais cedo no horário de trabalho ou aquela fofoca de seu colega de trabalho. Muito, muito rápido.

Isso deverá permitir que uma base grande de aplicativos não disponíveis para Windows (alô, Snapchat?) seja transportada em breve. E isso deverá ajudar com que 99% do mercado de smartphones tenha a oportunidade de ver a mesma qualidade que 1% dos usuários de Windows vejam. E a Microsoft conta com isso.