Meritocracia é boa ou não? Esse debate poderia ser mais inteligente

A parte interessante sobre estes dois pontos é que apesar de um dizer que a meritocracia é certa e o outro dizer que é errada, ambos estão certos

Avatar

Por Felipe Wasserman

15 de dezembro de 2016 às 13:47 - Atualizado há 3 anos

Hoje existe um debate sobre a meritocracia com 2 pontos de vistas muito claros.

O primeiro ponto: a meritocracia é correta pois valoriza quem se esforça mais e valoriza o mérito e as conquistas de cada um.

O segundo ponto: a meritocracia é errada pois como existem diferença de oportunidade, o mérito não pode ser valorizado por 2 situação diferentes.

A parte interessante sobre estes dois pontos é que apesar de um dizer que a meritocracia é certa e o outro dizer que é errada, ambos estão certos! E eles deveriam fazer com que as pessoas discutam sobre cada uma das suas visões e não dizer que o todo está errado.

Vamos colocar em etapas: todo mundo concorda que quem se esforça mais, ou produz mais, deveria ser beneficiado por isso. Deste modo, cria-se um incentivo para as pessoas se esforçarem mais se isso virar um benefício para ela. De outro modo, se não existir nenhum benefício ao esforço por que alguém realmente se esforçaria. Se não existe o risco de ser punido ou de ser beneficiado por que você tentaria fazer a mais do que o mínimo.

Além disso, todo mundo concordo que condições diferentes criam-se oportunidade diferentes, é obvio que dependendo de onde você nasce e da sua condição social você ganha benefícios ou bloqueios que afetam a sua oportunidade de crescer. A discussão aqui deveria ser como criar oportunidades iguais e facilitar para as pessoas a competirem e se desenvolverem! Não dizer que o mérito por esforço é errado.

Em resumo, a meritocracia é o método mais justo de valorizar quem se esforça mais, mas ela só funciona entre os iguais, pessoas do mesmo nível competem para subir o nível acima. Não pode ser feito entre uma pessoa de um nível menor na hierarquia competindo com um diretos para a vaga de presidente.

A discussão deveria ser em como criar as oportunidade para igualar as chances de mérito e não ser contra a meritocracia em si!

Vamos melhorar o debate que este é realmente o melhor caminho!

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]